Com o fim do período de estiagem e a chegada das primeiras chuvas, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas emitiu um alerta à população sobre os riscos de quedas de árvores. O comunicado destaca que, a partir de setembro, são comuns chuvas rápidas e intensas, muitas vezes acompanhadas por ventos fortes, que podem derrubar árvores mesmo que pareçam saudáveis.
Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros orienta a população a adotar medidas preventivas e de segurança, especialmente ao trafegar ou estacionar durante ou logo após tempestades.
As recomendações incluem:
- Evitar estacionar veículos debaixo de árvores durante tempestades, mesmo que a árvore pareça segura.
- Redobrar a atenção e diminuir a velocidade ao dirigir, principalmente em rodovias, pois árvores ou galhos podem obstruir a via.
- Se encontrar um galho pequeno que seja possível e seguro de remover, retirá-lo da pista para evitar que outros motoristas se acidentem.
- Caso se depare com uma árvore inteira ou um galho grande, a orientação é sinalizar o local de forma visível e a uma distância segura, utilizando galhos, triângulo ou cones. Após sinalizar, deve-se acionar o órgão responsável pela via (polícia ou concessionária) ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
O batalhão finaliza o comunicado com a lembrança de que a sinalização eficiente do local pode fazer a diferença na prevenção de novos acidentes até a chegada da equipe de socorro.