O agronegócio representa 22% do PIB de Minas Gerais, sendo um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. Sendo um dos principais apoiadores do produtor rural, o Sicoob Credicarpa promoveu evento de lançamento do Plano Safra 2024/2025 na última quinta-feira (11). Realizado no Ponte de Terra Tênis Clube de Carmo do Paranaíba, a iniciativa celebrou a importância do agro para cooperativa e destacou as novas oportunidades para o setor nos próximos 12 meses.
“Somos uma das principais instituições financeiras do Alto Paranaíba e levamos a inclusão financeira e o desenvolvimento para as comunidades. Por isso, ao apresentar as novidades deste Plano Safra, queremos destacar as condições especiais para os produtores rurais e evidenciar como o Sicoob Credicarpa está preparado para atender as necessidades dos cooperados”, afirmou o presidente do Sicoob Credicarpa, Lisandro Coutinho Borges.
Na ocasião, a jornalista especializada em economia e agronegócios, Kellen Severo, apresentou o novo Plano Safra, destacando as condições comerciais e o volume de crédito que será disponibilizado. Ela reportou aos presentes os números gerais do novo Plano Safra e sua comparação ao período anterior, como por exemplo o aumento de 10% no volume de recursos para médios e grandes produtores, o mantimento da taxa de juros anual do Pronamp (Programa Nacional de apoio ao médio produtor rural) em 8% a.a, além da nova iniciativa federal de promover o agronegócio responsável, premiando os produtores que adotam práticas sustentáveis e aqueles que estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado.
O gerente de estratégia de negócios do Sicoob Credicarpa, Daniel Faria, explicou como a cooperativa irá atuar com esse crédito. “Nosso principal objetivo é ser um apoiador do produtor, oferecendo os recursos necessários para o desenvolvimento de seus negócios. Por isso, a cooperativa está pronta para anteder pequenos, médios e grandes produtores em suas diferentes necessidades”, afirmou.
Inovação no agronegócio
Durante o lançamento, os presentes participaram da palestra do especialista em agronegócio Prof. Dr. José Luiz Tejon Megido, que abordou a importância do investimento no agronegócio. Com grande foco na modernização e tecnologia, o Tejon destacou a necessidade de trazer inovações para o setor.
“Em nosso cenário agro atual, a necessidade das inovações no setor devem vir estratégicamente da base de todo o processo da cadeira produtiva, que é a educação e segurança financeira. É preciso que, nas oportunidades de crescimento de produção e vendas, haja uma gestão consciente do fluxo de caixa e da negociação de crédito para investimentos em novas tecnologias e métodos. As tecnologias não vieram para substituir o produtor rural, mas sim para somar e ampliar os resultados.”
O lançamento do Plano Safra 2024/2025 foi uma oportunidade para os cooperados conhecerem quais são as expectativas para o agronegócio. Além disso, o evento reafirmou o papel essencial do Sicoob Credicarpa em apoiar o desenvolvimento sustentável dos negócios dos cooperados, contribuindo para a prosperidade do setor.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br
Kellen Severo – Jornalista especializada em Economia e Agronegócios. É comentarista do Jornal da Manhã e apresentadora do Painel Hora H do Agro, na TV Jovem Pan News. Acumulou experiência durante uma década como âncora e editora-chefe no Canal Rural. Atuou como consultora em documentário da HBO norte-americana. Foi colunista de finanças e carreira no jornal Zero Hora. Articulista na Revista Agroanalysis/FGV Agro São Paulo. É Pós-graduada em Economia pela FIPE/USP, estudou Direito do Agronegócio no Insper e Economia Comportamental na FIA. Premiada dez vezes pelo trabalho que desenvolve como jornalista do setor Agro. Eleita LinkedIn Top Voice em Agribusiness e Economia.
Prof. Dr. José Luiz Tejon Megido – Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Jornalista, Publicitário. Especializações em Harvard, Pace University e MIT – USA e Insead – França. Coordenador Acadêmico do Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School em Nantes/França, Coordenador do Agribusiness Center da FECAP em São Paulo/Brasil, professor convidado FIA/USP e INSPER. Comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado e Band Terra Viva. Articulista do Estadão Agro on-line, dentre outras mídias. Autor e coautor de 36 livros. Diversas vezes premiado com Top de Marketing da ADVB e como profissional do ano. Em 2016 passou a ser integrante do Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebe Prêmio Internacional Troféu Great Key Speaker pela Olmix na França. Nos anos seguintes Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no Agrojornalismo Brasileiro. Prêmio LIDE na categoria Comunicação. Eleito diversas vezes pela Revista Isto é Dinheiro Rural como uma das 100 personalidades mais influentes do Agribusiness. Em 2021 foi condecorado com a Comenda Ministro Alysson Paolinelli e em 2023 é homenageado com o Prêmio ABAG Personalidade do Agronegócio 2023 “Ney Bittencourt de Araújo”.