● Prefeitura de Rio Paranaíba divulga programação da Semana das Crianças ● Expo Especializada Sicoob Credicarpa valoriza o Mangalarga Marchador e fortalece a tradição e o agronegócio em Carmo do Paranaíba ● Cobrança de dívida termina com homem e mulher feridos a facadas na zona rural de Patos de Minas ● Reforma Tributária no Campo é tema de palestra promovida pelo Sicoob Credicarpa e CARPEC ● Detento é encontrado morto dentro de cela no Complexo Penitenciário de Carmo do Paranaíba nesta quinta-feira ● Homem internado após confusão e parada cardíaca morre em Patos de Minas ● Justiça mantém condenação de empresa de Lagoa Formosa por assédio eleitoral ● TST encerra greve dos empregados da Caixa e determina retorno ao trabalho
Sicoob

Rato morto, veneno e carne vencida: açougue em Uberaba armazenava uma tonelada de alimentos impróprios para consumo

LATICINIO
prefeitura
seucarro

Cerca de uma tonelada de carnes e outros alimentos impróprios para consumo foi apreendida durante a fiscalização realizada na terça-feira (30) em um açougue na Avenida Bandeirantes, no Bairro Parque das Gameleiras, em Uberaba. Dois homens, donos do local, foram presos. O nome do estabelecimento não foi divulgado.

A ação foi realizada pela Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Vigilância Sanitária, Receita Estadual e Procon de Minas Gerais. Em nota, a Vigilância Sanitária informou que entre as irregularidades encontradas, estão:

  • má condição higiênica e sanitária na área de armazenamento, desossa e câmara fria;
  • manipulação de produtos sem autorização dos órgãos competentes;
  • produtos comercializados com data de validade vencida;
  • ausência de laudo de pragas e vetores,
  • presença de um rato morto e de veneno na área de armazenamento.

Segundo a PM, além dos alimentos, um caminhão usado para o transporte dos produtos foi apreendido por falta de condições sanitárias e por estar com o licenciamento vencido desde 2020.

estacao
psi

Fiscais da Receita também apuraram indícios de sonegação de impostos. Alguns dos produtos recolhidos não apresentavam notas fiscais.

Ainda conforme a PM, os donos do açougue foram presos em flagrante por receptação e por terem em depósito, para a venda, alimentos impróprios para o consumo humano. A reportagem procurou a Polícia Civil para saber se eles foram encaminhados para o sistema prisional e aguarda retorno.

Outras apreensões na cidade

  • Questões relacionadas ao mercado de carne na cidade são investigadas desde abril de 2022, após criminosos invadirem algumas propriedades rurais, abateram gados e levarem apenas as carnes;
  • Em maio, a Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois suspeitos foram presos em flagrante;
  • Em seguida, a Polícia Civil identificou possíveis receptadores dessas carnes furtadas. Ao todo, 16 açougues e supermercados foram fiscalizados e 3,5 toneladas de carne foram apreendidas. O dono de um açougue foi preso por receptar carnes;
  • No decorrer da apuração, a polícia também descobriu que três fiscais da Vigilância Sanitária estavam envolvidos no esquema. Um deles teria avisado a um dos comerciantes que haveria operação nos estabelecimentos, atrapalhando as investigações;
  • No começo do mês de abril de 2023, donos e gerentes de churrascarias chegaram a ser presos e alimentos impróprios para consumo foram apreendidos;
  • Dias depois, mais de meia tonelada de carnes e queijos impróprios para consumo foram apreendidos em Uberaba;
  • Pouco mais de um mês depois, no fim de maio, nova fiscalização apreendeu mais alimentos impróprios para consumo em açougue no Bairro Parque das Gameleiras.
COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.