A Polícia Militar flagrou, na manhã do último sábado (13/09), um garimpo ilegal em atividade na zona rural de Abadia dos Dourados, região do Rio Dourados. A ação ocorreu por volta das 9h, após denúncia anônima sobre a presença de uma draga utilizada para extração irregular de minerais em área de difícil acesso.
Com o apoio de um drone, os militares localizaram uma balsa equipada com draga, que estava em pleno funcionamento. No local, dois homens, de 51 e 62 anos, foram surpreendidos durante a lavra sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes, o que configura crime ambiental, previsto nas leis 30.055 e 30.060.
Os dois suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Uberlândia, junto à ocorrência. Além disso, foram lavrados três autos de infração, que totalizam R$ 112.222,27 em multas.
Materiais apreendidos:
-
01 balsa/draga;
-
01 embarcação.
A PM reforçou que ações como essa têm como objetivo coibir atividades ilegais de mineração, preservar o meio ambiente e garantir que os recursos naturais sejam explorados somente com a devida autorização e dentro da lei.