É tempo de Natal… tempo de celebrar a chegada do Menino Jesus em nosso meio. Com isso, tradicionalmente, os fiéis da Igreja Católica celebram uma novena para vivenciar mais intensamente este momento que é cheio de riqueza e profunda meditação.
Na Diocese de Patos de Minas, tradicionalmente os padres fazem o livreto da novena com uma mensagem de esperança, baseada nos textos bíblicos. As famílias são chamadas a se reunirem para celebrar a novena de natal e fazerem um gesto concreto nos dias em que antecedem o Natal.
Porém, neste ano devido a pandemia do novo coronavírus, as reuniões presenciais foram substituídas por ‘lives’ e reuniões online, para evitar o contágio do vírus. E, para isso, pela primeira vez, o livreto impresso foi substituído pelo arquivo digital, dando a oportunidade para que mais pessoas tenham acesso e possam rezar em suas residências ou grupo de amigos.
Na apresentação do livreto, o bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturn destaca que o material foi preparado com carinho e muito amor para proporcionar momentos de oração e contemplação do grande mistério da Encarnação.
“As meditações estão baseadas nos textos bíblicos e nas personagens que gravitam em torno do acontecimento da encarnação do Verbo de Deus! O material que colocamos em suas mãos foi preparado com carinho e muito amor, para proporcionar à sua família momentos de oração e contemplação do grande mistério da Encarnação!”, ressalta o bispo.
Cada paróquia preparou um gesto concreto diferente para que as famílias pudessem participar da novena. Em Rio Paranaíba, por exemplo, as famílias poderão fazer doações de presentes que serão entregues aos internos da Casa de Repouso e para os alunos da APAE da cidade. Quem desejar doar deve entrar em contato com o casal do Encontro de Casal com Cristo (ECC), Simone e Fábio pelo telefone (34) 9 9979-1901 para consultar a lista de presentes.
Os livretos da novena de Natal podem ser encontrados no Escritório Paroquial de sua paróquia ou mesmo, clicando no link.
MISSAS TRANSMITIDAS PELAS REDES SOCIAIS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Com a pandemia do novo coronavírus, as igrejas permaneceram fechadas por diversos meses impossibilitando que os fiéis pudessem participar das celebrações eucarísticas, encontros e reuniões. Para que a mensagem continuasse chegando à casa dos fiéis, as paróquias tiveram que investir em meios de comunicação para transmitir suas atividades.
Segundo o pároco da Paróquia Santa Rita de Presidente Olegário, Pe. Marino de Souza, foram mais de 170 dias presidindo a missa pelas redes sociais e pelos meios de comunicação da cidade. Isso inclui celebrações importantes como a Semana Santa e Corpus Christi.
Em Rio Paranaíba, tradicionalmente, a missa das 09h do domingo é transmitida pela Paranaíba FM, dando a oportunidade para que os ouvintes possam acompanhar a celebração eucarística. Quando foi tudo fechado, a missa das 19h também passou a ser transmitida pelo rádio e pelas redes sociais.
Pelas redes sociais, a Paróquia São Francisco das Chagas contou com o apoio de fiéis para que transmissão de todas as celebrações direto da Igreja Matriz fosse possível. Atualmente, mesmo com a liberação da participação dos fiéis nas missas, a paróquia continua transmitindo as missas pelas redes sociais.
Texto: Gilberto Martins