O engenheiro civil Maycon Cristian de Paiva Souza, natural de Rio Paranaíba, pediu exoneração do cargo de Secretário Municipal de Urbanismo de Patrocínio, por motivos particulares. A saída, formalizada por uma portaria publicada nesta terça-feira (16), marca o fim de uma gestão de menos de nove meses, focada na modernização e na reestruturação da pasta.
Em Rio Paranaíba, Maycon foi vereador e presidente da Câmara Municipal, além de ter atuado como secretário de Infraestrutura, Transporte e Obras à frente de várias obras inclusive do novo Hospital Municipal. Em sua passagem por Patrocínio, ele implementou uma cultura de eficiência e transparência, buscando solucionar problemas históricos da secretaria.
Resultados e transformações da gestão
O relatório final da gestão de Maycon Cristian detalha os avanços alcançados entre janeiro e setembro de 2025. Os números refletem o foco em desburocratização e agilidade, resultando em:
- 1.290 Alvarás e Habite-se emitidos, um indicativo da fluidez nos processos de construção e regularização.
- 1.245 ITBIs liberados, aquecendo o mercado imobiliário da cidade.
- Mais de 16.462 vistorias realizadas em um trabalho proativo de fiscalização.
Um dos principais legados da gestão está sendo a implantação do sistema digital “Prefeitura Sem Papel”, em parceria com a Secretaria de Administração. Após a fase de testes, o setor de Urbanismo se tornará o primeiro 100% digital, garantindo total rastreabilidade, maior transparência e redução de burocracia para o cidadão.
Foco em loteamentos
Durante a gestão de Maycon, a análise e fiscalização de loteamentos ganhou destaque. O relatório aponta que há 13 loteamentos em análise, 2 em processo de aprovação e 5 em execução de obras. A eficácia e a transparência do processo de análise e aprovação comprova a capacidade da gestão em atender à demanda e dar continuidade ao fluxo de novos projetos e empreendimentos.
Reestruturação interna e projetos estratégicos
A gestão de Maycon se dedicou a reformular processos internos. O arquivo físico foi totalmente reorganizado, acabando com as “pastas perdidas” e reduzindo o tempo de busca por documentos. A pasta também criou fluxos simplificados de atendimento e um sistema interno de rastreamento de processos, garantindo maior controle e eficiência.
Além das melhorias internas, a secretaria atuou em projetos estratégicos para o desenvolvimento urbano do município, como:
- A fiscalização de sete convênios em execução, incluindo a construção de escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
- A elaboração de sete projetos arquitetônicos para a cidade, como a revitalização da CASEMG, a implantação da UAI no antigo Mercado Municipal e a acessibilidade do Centro Administrativo.
- O início do Programa de Regularização Fundiária (REURB) e a revisão de marcos legais, como o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento, para atrair investimentos e facilitar o crescimento ordenado.
A gestão também promoveu o fortalecimento da fiscalização e a modernização do atendimento, com a criação de um canal oficial de WhatsApp e a implementação de um sistema de senhas. A equipe técnica foi liberada para atuar em análises especializadas, garantindo maior imparcialidade.
O relatório conclui que a gestão de Maycon Cristian deixou uma secretaria “reorganizada, moderna e preparada para os desafios futuros”, com um legado de modernização, integração digital e respeito aos cidadãos e servidores. Um secretário interino responderá pela pasta até que o prefeito anuncie o novo titular.