Polícia Militar intensifica patrulhamento rural para garantir segurança durante a safra do café em Rio Paranaíba Padrasto é preso após menina de 6 anos denunciar agressões em escola de Patos de Minas PRF apreende 600 quilos de pólvora clandestina transportados ilegalmente na BR-262 Polícia Civil indicia jovem por tentativa de homicídio após atear fogo em amigo durante confraternização em Lagamar Homem é preso após ameaçar matar a mãe e a irmã em Patos de Minas Homem é esfaqueado durante assalto em fazenda e três suspeitos são presos com caminhonete roubada Mulher mata ex-companheiro a facadas e se entrega à Polícia Militar em Patrocínio Operação conjunta das polícias Civil e Militar prende quatro pessoas e apreende drogas e arma em Rio Paranaíba
Sicoob

Vigilância Sanitária inicia monitoramento de remédio com possível contaminação em Uberaba

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A Vigilância Sanitária inicia nesta quinta-feira (23), em Uberaba, o monitoramento de vendas de remédios à base de cloridrato de ranitidina, usado no tratamento de doenças do aparelho digestivo, que podem estar contaminados com substância cancerígena. A orientação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Prefeitura de Uberaba, todas as farmácias da cidade passarão por fiscalização, seguindo a orientação da Anvisa. Não há prazo para o encerramento do monitoramento.

Ainda segundo o governo municipal, neste primeiro momento, ocorrerá apenas a solicitação para que os medicamentos sejam retirados de comercialização, até que os fabricantes façam a troca ou recall dos produtos.

estacao
psi

Tratamento

A Prefeitura de Uberaba salientou, ainda, que os pacientes que fazem uso de medicamentos a base de cloridrato de ranitidina devem buscar orientação de um médico para orientação se o tratamento deve ser interrompido ou se outro remédio deve ser usado.

Contaminação

Em setembro de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária detectou a presença da substância nitrosamina acima dos níveis tolerados na ranitidina importada de um laboratório da Índia.

Devido a contaminação, a Anvisa decidiu suspender preventivamente a importação e a comercialização da ranitidina vendida pelo laboratório indiano. A agência pediu também, que os laboratórios brasileiros que importavam a substância façam testes para detectar se houve contaminação no medicamento produzido.

Apesar de classificada pela Organização Mundial da Saúde como possível causador de câncer em humanos, a nitrosamina não representa risco imediato para a saúde. Segundo, a Anvisa, a substância só produz efeito no organismo quando ingeridas por longo período.

Fonte: G1

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.