Retomada do fluxo de café da Colômbia pode levar semanas Café ganha força em NY com incertezas sobre a oferta, mas fecha com estabilidade a 6ª feira NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETRATAÇÃO Rio Paranaíba registra 425 faltas em atendimentos de saúde no primeiro semestre Médica afirma que não era responsável pelo atendimento de gestante que morreu em Patrocínio PM vai intensificar fiscalização de veículos elétricos utilizados por crianças e adolescentes em Rio Paranaíba Investigado por roubo no DF é preso em Rio Paranaíba durante operação conjunta Corpo em decomposição é encontrado ao lado de preservativos às margens da MGC-354, em Patos de Minas
Sicoob

UPA de Patos de Minas deixa de emitir atestado médico para pacientes de menor gravidade

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A partir desta sexta-feira (14), a emissão de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas passa a ser exclusiva para pacientes classificados, pelo Protocolo de Manchester, nas categorias amarelo (urgente), laranja (muito urgente) ou vermelho (emergência). A medida, instituída pelo Decreto Municipal 6.108/2025, já está em vigor e tem como objetivo reduzir a sobrecarga da UPA provocada por atendimentos de baixa complexidade, que deveriam ser realizados nas unidades de Saúde da Família.

De acordo com a norma, pacientes triados como verde (pouco urgente) ou azul (não urgente) continuarão recebendo atendimento médico normalmente, mas, em vez de atestado, receberão declaração de comparecimento. O documento registrará oficialmente o tempo de permanência na unidade, servindo como comprovação legal, trabalhista ou escolar.

Em situações clínicas excepcionais e devidamente justificadas em prontuário, o médico responsável poderá emitir atestado também a pacientes classificados nas categorias verde ou azul, medida que ficará a critério e sob responsabilidade do profissional.

estacao
psi

Sobrecarga e reorganização do fluxo – Os dados comprovam a necessidade da mudança. Cerca de 70% dos atendimentos mensais da UPA correspondem a casos que poderiam ser resolvidos na atenção básica. Essa realidade compromete a agilidade e a qualidade do atendimento aos pacientes com quadros mais graves.

Somente em outubro de 2025, a unidade realizou 11.897 atendimentos, dos quais 9.152 (76,9%) foram de baixa complexidade. Em setembro, o índice chegou a 80,9%. A expectativa é que, com a nova norma, esse desequilíbrio seja gradualmente reduzido.

“Estamos há alguns anos investindo em melhorias na UPA, tanto no aumento do quadro de profissionais quanto na ampliação e adequação da estrutura física. Agora precisamos que a população procure a unidade para o seu verdadeiro propósito, que é o atendimento de urgência e emergência. Para os demais casos, as unidades dos bairros estão prontas para atender livre demanda pela manhã”, afirmou o prefeito Luís Eduardo Falcão.

Patos Hoje

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.