Entre em contato conosco


Destaque

Rio Paranaíba soma pontuação expressiva em atividade nos bens culturais

Published

on

Matriz de Rio Paranaíba. (Foto: Reprodução/Facebook)

Matriz de Rio Paranaíba é tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural. (Foto: Reprodução/Facebook)

Rio Paranaíba some saldo positivo de revitalização dos bens culturais inventariados e tombados pertencentes ao Patrimônio Cultural local. As informações são do secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Alemmar Silva que ressalta foi uma ação municipal para restaurar, dar manutenção e conservar os bens culturais.

Segundo Alemmar, em conversa com nossa reportagem, neste ano foram realizados vários trabalhos como a restauração da imagem do Nosso Senhor dos Passos, reativação da fonte hidro luminosa na Praça Central, instalação de câmaras de segurança nas Igreja Matriz e Nossa Senhora do Rosário, entre outros trabalhos que contribuíram para a somatória da pontuação.

Recentemente o monumento do Cristo Redentor passou uma revitalização. (Foto: Divulgação)

Recentemente o monumento do Cristo Redentor passou uma revitalização. (Foto: Divulgação)

Alemmar ainda ressaltou foram realizados outros trabalhos de restauração e conservação de bens culturais e patrimoniais do município, como a revitalização do monumento do Cristo Redentor no bairro Alto Santa Cruz, manutenção e restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, revitalização da sede da prefeitura municipal, instalação da galeria de fotos dos ex-prefeitos e ainda, a recolocação e reposicionamento do cruzeiro acima da gruta de Nossa Senhora de Fátima.


Perguntado sobre o que seria essa pontuação, Alemmar disse que a pontuação faz parte do ICMS Patrimônio cultura que usa como critério a estruturação e manutenção de um sistema de gestão local e de desenvolvimento de ações de proteção, conforme as exigências normativas definidas pelo órgão estadual do patrimônio.

Ele destacou que assim como foi realizado esses projetos neste ano em Rio Paranaíba, também a empresas REDE CIDADE de Belo Horizonte já vem a anos na execução dos trabalhos com laudos técnicos de estado de conservação dos bens culturais tombados, na atualização dos bens já inventariados do município, e divulgação que passa ser executada ano a ano, juntamente com assessoria e a entrega de todo o material ao IEPHA –MG.

Na oportunidade, o secretário de cultura ainda divulgou a cartilha dos bens inventariados do município. Nesta cartilha consta dados históricos da cidade e de todos os bens tomados pelo patrimônio histórico cultural do municipal. Confira a cartilha, clique aqui!

E para finalizar, Alemmar disse sobre o projeto educação para o patrimônio, onde foram realizados o projeto “Nas Trilhas do Passado” de São Francisco das Chagas do Campo Grande à Rio Paranaíba, apresentando à comunidade escolar as placas que foram inseridas nos monumentos com o objetivo de criar “lugares de memória”.

Confira também a cartilha de educação patrimonial, que foi disponibilizada à nossa redação. A edição ainda será impressa e repassada à sociedade.

Texto: Gilberto Martins

Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *