Denúncias levam PM a desarticular ponto de tráfico e prender dois homens em Guarda dos Ferreiros Detento é encontrado morto dentro de cela em presídio de Carmo do Paranaíba Morador de Rio Paranaíba perde R$ 60 mil em golpe na compra de veículo pela internet Delegacia da Polícia Civil recebe novos móveis em Rio Paranaíba Piloto morre após queda de aeronave agrícola em área rural de João Pinheiro Dupla é presa por tráfico de drogas em Guarda dos Ferreiros após abordagem da PM PM lança Operação Maio Amarelo em São Gotardo com foco em prevenção no trânsito Suspeito de homicídio em São Gotardo atira contra policiais durante cerco na zona rural e foge em Serra do Salitre
Sicoob

Realizado primeiro curso de classificação e degustação de cafés Especiais em Rio Paranaíba

LATICINIO
prefeitura
seucarro

Novo na grade de cursos do Senar Minas, o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais foi realizado pela primeira vez no Alto Paranaíba, no município de Rio Paranaíba, que tem como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para o café. A realização do curso se deu através da parceria do Senar com o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Paranaíba e com a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé).

Os mineiros são os maiores produtores de café do mundo e os consumidores da bebida estão cada vez mais exigentes. Por isso, a demanda por cafés especiais cresce a cada ano. De olho nessa realidade, profissionais vem se formando para conquistar novos mercados. Oito trabalhadores rurais, que já atuam com o café em propriedades rurais de Rio Paranaíba, não perderam a oportunidade.

O curso tem duração de cinco dias e é desenvolvido em teoria e prática. “Na parte teórica, analisamos aspectos econômicos, os mercados interno e externo, a competição entre eles, as regiões que tem maior potencial em cafés especiais, e os diferenciais desses cafés. Na prática, os participantes fazem a classificação dos grãos, a torra, e a degustação dos cafés seguindo padrões internacionais”, detalha o instrutor do curso, Ricardo Aloise Júnior.

Agrocarmo
psi
estacao

Roberto Alves Bomtempo é gerente da fazenda Três Rios, que tem quase 500 hectares plantados de café. Tudo é vendido à Cooxupé, que encaminha o grão até para outros países.  Roberto já fez aproximadamente 15 cursos do Senar, mas conta que esse foi o melhor entre todos. “Nos outros cursos, eu já tinha certo conhecimento dos assuntos tratados, mas nesse foi tudo novo pra mim, aprendi muito. Agora eu posso dizer que conheço bem o nosso produto, e isso vai me ajudar a vendê-lo melhor”.

“Temos incentivado os cursos de Classificação e Degustação de Cafés, pois eles acabam estimulando nos participantes a necessidade de fazer outros cursos do Senar Minas. Ainda neste sentido, estamos realizando vários cursos em parceria com a Cooxupé, focados na melhoria da qualidade do café. Aqui na região, os municípios contemplados são: Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, Coromandel, Monte Carmelo e Serra do Salitre”, destaca o gerente regional do Senar Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Texto: ASCOM SENAR

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.