Nossa redação mostrou durante a passagem de ano que a fonte luminosa na praça da Igreja Matriz no centro de Rio Paranaíba, recebeu uma manutenção e voltou a funcionar. Nos últimos dias, recebemos vídeos e relatos de leitores do site dizendo que viram jovens tomando banho dentro da fonte o que é expressamente proibido.
O vídeo enviado – assista acima – para a nossa redação mostra cerca de quatro pessoas se divertindo nas águas da fonte à noite. Em conversa com os responsáveis pela manutenção da fonte, eles alertam sobre os riscos ao entrar dentro da fonte em pleno funcionamento.
Segundo eles, existe o risco de choque elétrico, diversas doenças, além de configurar em depredação de bens público, uma vez que a fonte é um bem inventariado pelo Patrimônio Histórico Municipal. O Código Penal Brasileiro através da Lei n° 13.531 de 07 de dezembro de 2017, define no artigo 163, o crime de dano consistente em destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa (o chamado dano simples).
Texto: Gilberto Martins