Diego & Victor Hugo são confirmados na Festa do Fazendeiro 2026 em Rio Paranaíba Foragido investigado por latrocínio em São Gotardo é preso em Goiás após ação conjunta das polícias militares Frente fria derruba temperaturas em Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba; mínimas devem chegar a 15°C Polícia Militar elucida tentativa de homicídio e prende dois suspeitos em flagrante em Tiros Moradora de Rio Paranaíba perde mais de R$ 2,5 mil após cair em golpe de falso curso gratuito Criança autista de 4 anos é morta com golpes de madeira após invasão de casa em Frutal; suspeito também matou cachorro horas antes Prefeitura de Rio Paranaíba inicia processo de regularização fundiária em Guarda dos Ferreiros Secretaria de Saúde de Carmo do Paranaíba tranquiliza população sobre caso de hantavírus
Sicoob

Copasa implanta nova Tarifa Social com desconto de até 65% na conta de água e esgoto

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) implantou uma nova modalidade de Tarifa Social que amplia o benefício concedido a famílias de baixa renda em Minas Gerais. A medida garante desconto de até 65% nas contas de água e esgoto para famílias em situação de extrema pobreza inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sem limite de consumo.

A Tarifa Social é prevista na Lei Federal nº 14.203/2021 e assegura abatimento na fatura mensal para famílias cadastradas no CadÚnico. Desde dezembro de 2024, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), como idosos e pessoas com deficiência, também passaram a ter acesso automático ao desconto.

O programa passa a contar com duas modalidades. A Tarifa Social 1 é voltada a famílias de baixa renda, com rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa, garantindo 55% de desconto nas faturas, independentemente do consumo. Já a Tarifa Social 2 é destinada a famílias em situação de extrema pobreza, com renda por pessoa de até R$ 218, conforme o CadÚnico, assegurando 65% de desconto, também sem limite de consumo.

Agrocarmo
psi
estacao

Antes da mudança, o desconto de 55% era limitado ao consumo de até 20 metros cúbicos; acima disso, era cobrada a tarifa normal. Com a nova regra, o benefício passa a valer para todo o volume consumido. Segundo a Copasa, cerca de 620 mil economias estavam enquadradas na Tarifa Social em 2024, número que subiu para aproximadamente 800 mil em 2025 e 2026.

A adesão é gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento nos canais de atendimento da Copasa, mediante apresentação de documento pessoal, conta de água e comprovante de inscrição no CadÚnico. Após validação, o desconto passa a valer nas próximas faturas.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.