Conheça a história do time Enactus da UFV/CRP e qual a sua importância na sociedade


A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, presente em 36 países e composta por uma rede de estudantes, professores e líderes de negócios. Busca inspirar os alunos a desenvolver a comunidade e fazer da Ação Empreendedora a ferramenta que transforma vidas e constrói um mundo melhor e mais sustentável. No Brasil, a Enactus foi fundada em 1998, e hoje conta com 120 times espalhados pelo país.

O time Enactus UFV-CRP foi fundado em Rio Paranaíba em maio de 2013, sendo o primeiro de Minas Gerais. Atualmente o time conta com três projetos ativos: Resíduos de Valor, Projeto Q e Mulheres de Chaves. O time é composto, atualmente, por 27 membros de diferentes cursos. Trabalham juntos colocando a capacidade e talento de cada um em foco, através de união, força, planejamento e trabalho em conjunto, em que todos possuem o mesmo objetivo e não medem esforços para alcançá-lo.

A importância da Enactus está ligada há muitos fatores que envolvem a excelência no trabalho, a paixão pela causa, o empoderamento e a formação de líderes. Para um Time Enactus é importante que ocorra um bom trabalho desde a criação de um projeto até o fim dele, nesse sentido, cabe à organização ser proativa, dedicada, responsável e criativa. A causa da Enactus é ligada a impactar vidas, em que pessoas impactadas possam obter reconhecimento pelo seu trabalho, que estejam capacitadas e se tornem independentes.

A Enactus fornece meios para que universitários criem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam a habilidade e o talento das pessoas como o principal foco de melhoria de suas condições de vida. Guiados por educadores e apoiados por líderes empresariais, os alunos fazem uma abordagem empresarial que capacita as pessoas a fazer parte de seu próprio sucesso. O trabalho da Enactus transforma a vida das pessoas que servimos e, por sua vez, a vida de dos enactors à medida que aprendemos valores que nos tornam verdadeiros líderes do futuro.

Texto:​ José Amaral e Vinícius Neves do Time Enactus UFV-CRP

COMPARTILHAR
Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.