Artigo: Importância da vacinação dos animais domésticos


A vacinação de cães e gatos é o método de proteção mais importante e eficiente contra as doenças infecciosas, já que proporciona imunidade sobre a doença e criação de anticorpos. Assim, caso o animal algum dia entre em contato com a doença, estará capacitado a bloqueá-la.

Mais isso não quer dizer que seu pet não vá ficar doente algum dia, manter os exames de rotina e as vacinas em dia é sempre muito importe. O filhote que for vacinado, por exemplo, tem uma grande chance de contrair alguma doença infecciosa e não atingir a idade adulta. Já os adultos podem adoecer em qualquer momento de sua vida, se não vacinados.

Para que o animal possa receber a vacina, é necessário que ele esteja saudável, pois enfermidades como a diarreia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, precisam ser tratadas antes da vacinação.

As doenças de alta fatalidade em cães podem ser prevenidas pela vacinação, doença essas que são: leptospirose, parvovirose, hepatite infecciosa, cinomose, coronavíros, parainfluenza e raiva. Já os gatos podem contrair doenças como: panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose, leucemia felina e raiva.

Outra necessidade de se vacinar os animais diz respeito às zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para humanos, como a Leptospirose e a Raiva. É muito importante levar o filhote para um médico veterinário, somente ele tem o conhecimento e as condições de avaliar a saúde de seu animal, incluindo ele em um programa de vacinação específico.

LEMBRANDO QUE CADA MEDICO VETERINARIO ADOTA UM ESQUEMA DE VACINAÇÃO.

Texto: Dra. Paula Resende – Médica Veterinária (CRMV MG 20.244)

COMPARTILHAR
Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.