Homem de 71 anos morre após colisão com motocicleta conduzida por adolescente em Lagoa Formosa Motociclista fica gravemente ferido após bater em carro que avançou parada em Carmo do Paranaíba; motorista é preso por embriaguez Retomada do fluxo de café da Colômbia pode levar semanas Café ganha força em NY com incertezas sobre a oferta, mas fecha com estabilidade a 6ª feira NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETRATAÇÃO Rio Paranaíba registra 425 faltas em consultas, exames e atendimentos de saúde em julho Médica afirma que não era responsável pelo atendimento de gestante que morreu em Patrocínio PM vai intensificar fiscalização de veículos elétricos utilizados por crianças e adolescentes em Rio Paranaíba
Sicoob

UFV-Rio Paranaíba realiza II Fórum Educação no Alto Paranaíba e discute acesso e permanência na universidade

LATICINIO
prefeitura
seucarro

O campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sediou, na última terça-feira (12), o II Fórum Educação no Alto Paranaíba: Caminhos para a Universidade. O encontro reuniu especialistas e gestores da área educacional, além de professores e estudantes de toda a região, com o objetivo de trocar experiências e debater estratégias para ampliar o acesso e garantir a permanência no ensino superior.

Segundo a organização, o evento fortaleceu a integração entre a educação básica e o ensino superior, buscando uma formação mais inclusiva e alinhada às demandas locais. “Os diálogos que aconteceram durante o evento são fundamentais para fomentar o acesso e a permanência dos estudantes na Universidade”, destacou a coordenadora do Fórum, professora Karine Gomes, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFV-Rio Paranaíba.

A cerimônia de abertura contou também com a presença da pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim; do diretor-geral do campus Rio Paranaíba, Renato Ruas; da diretora de Ensino, Vânia Maria Valente; e do prefeito de Arapuá, Emílio Boaventura.

estacao
psi

A palestra central foi ministrada pelo professor Rafael Gustavo Rigolon da Silva, do Departamento de Biologia Geral da UFV, com o tema Ainda vale a pena fazer faculdade?. Ele provocou reflexões sobre as escolhas e os caminhos percorridos pelos jovens até o ensino superior. Na sequência, uma mesa-redonda reuniu o superintendente regional de Ensino de Patos de Minas, Carlos José Coimbra, e a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, Rita de Cássia Maia.

O evento também apresentou o painel Experiências Exitosas – Conectando o Ensino Superior com a Educação Básica, que destacou projetos e iniciativas desenvolvidas pela UFV-Rio Paranaíba, como práticas educacionais, jogos digitais, terapia comunitária integrativa, atividades culturais e ações de integração com a comunidade. As discussões foram aprofundadas em grupos de trabalho, que encerraram a programação do dia.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.