Trecho abandonado da Rua Padre Camilo em Rio Paranaíba passará por revitalização e será ligado ao Jardim América Atleta de Carmo do Paranaíba conquista 2º lugar geral na Maratona Nilson Lima em Uberlândia Polícia Militar de Rio Paranaíba recebe equipamentos Starlink para reforçar comunicação na zona rural Rio Paranaíba se destaca na Liga Alto Paranaíba de Vôlei e confirma força das categorias de base Rosário do Cerrado reúne cerca de mil pessoas e fortalece tradição do Congado em Rio Paranaíba Rio Paranaíba reforça campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil neste 18 de Maio Festa do Fazendeiro anuncia CountryBeat como nova atração para o sábado em Rio Paranaíba Prefeitura reinaugura quadra após reforma e ampliação na comunidade de Chaves, em Rio Paranaíba
Sicoob
CULTURA

Rosário do Cerrado reúne cerca de mil pessoas e fortalece tradição do Congado em Rio Paranaíba

Evento regional reuniu ternos de Congado e Reinado, homenageou mestres da cultura negra e movimentou a Praça Central da cidade
LATICINIO
prefeitura
seucarro

Rio Paranaíba recebeu no último domingo (17) o evento “Rosário do Cerrado – Encontro Regional do Reinado e Congado do Alto Paranaíba”, realizado na Praça Hilarino Alves da Rocha. O encontro reuniu tradição, fé, cultura popular e manifestações afro-brasileiras em uma grande celebração aberta ao público.

Promovido pela Associação Musical e Artística O Som do Cerrado, com recursos do Ministério da Igualdade Racial, o evento contou com público estimado em cerca de mil pessoas ao longo da tarde, além da participação de aproximadamente 400 congadeiros de diferentes cidades da região.

Participaram sete ternos de Congado e Reinado, sendo três grupos de Rio Paranaíba, dois de Patos de Minas e dois de Patrocínio.

Agrocarmo
psi
estacao

A programação teve cortejo entre a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário e a Praça Hilarino Alves da Rocha, apresentações culturais, homenagens, manifestações tradicionais do Congado e cerimônias religiosas ligadas ao Reinado do Rosário.

Um dos momentos mais marcantes aconteceu durante a passagem dos ternos pela Igrejinha do Rosário, reunindo cantos, tambores, devoção e manifestações ligadas à ancestralidade afro-brasileira.

Outro destaque do encontro foi a premiação de 11 mestres e lideranças da cultura negra regional, reconhecidos pela atuação na preservação do Congado, do Reinado e das tradições afro-brasileiras no Alto Paranaíba.

Além dos certificados de homenagem, cada premiado recebeu R$ 20 mil em premiação cultural, recurso destinado à manutenção dos ternos, compra de instrumentos, vestimentas e fortalecimento das festividades tradicionais em suas comunidades.

Segundo a organização, o objetivo do projeto é fortalecer os laços entre os ternos da região, preservar os saberes ancestrais e ampliar a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras.

O evento contou ainda com a presença da deputada federal Dandara, responsável pela destinação da emenda parlamentar que possibilitou a realização do projeto.

Também participaram o prefeito Major Adriano, a primeira-dama Patrícia Barbosa e os vereadores Brenno Resende, Afonso Boaventura e José Efigênio.

Além das comunidades congadeiras, o encontro reuniu representantes de movimentos ligados à valorização da cultura negra e promoção da igualdade racial, como o Movimento Consciência Negra de Rio Paranaíba, o MOVEN e a Rede Retalho.

A Associação O Som do Cerrado contou ainda com apoio institucional da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, Sicoob Credicarpa, Prefeitura de Rio Paranaíba e Secretaria Municipal de Cultura.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.