Entre em contato conosco

Destaque

Rio Paranaíba e onze cidades da região são alvo da operação ‘Vetus’ de combate a crimes de violência contra idosos

Published

on




Foto divulgada pela Polícia Civi do Distrito Federal de maus-tratos contra idosos — Foto: PCDF/Divulgação

Ações de combate a crimes de violência contra idosos são feitas na manhã desta sexta-feira (4) em várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A Operação “Vetus”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorre nos 26 estados e no Distrito Federal.

A Polícia Civil faz diligências para interrogar suspeitos, apurar informações e, se necessário, cumprir mandados de prisão, medida protetiva, busca e apreensão em residências e instituições.

A força-tarefa investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia do novo coronavírus.

Na região do Triângulo Mineiro, a operação ocorre nas regionais de Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba.

No Alto Paranaíba, são nas cidades de Patos de Minas, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo, Patrocínio, Monte Carmelo e Coromandel.

Segundo dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas 6.814 denúncias de crimes contra idosos do dia 1º de outubro até esta sexta-feira (4) em todo o país.




Operação na região

Equipe em Uberlândia durante operação de combate a crimes contra idosos — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A delegada Mariana Pontes Andrade, titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família em Uberaba, disse que equipes realizam diligências em vários pontos da cidade para apurar denúncias de crimes de violência contra idosos.

Até o momento, foram visitados 11 locais, entre eles, residências e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Não houve prisão e nem apreensão de materiais até a última atualização da reportagem.

Segundo o delegado-chefe Marcos Tadeu de Brito Brandão, da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), na região de Uberlândia foram 69 denúncias apuradas neste período de pandemia. Diante disso, foram feitas 37 visitas, 28 atendimento e 12 inquéritos policiais instaurados.

Na região de Araguari foram 14 denúncias apuradas, oito visita e cinco inquéritos.

Já na região do Alto Paranaíba, segundo a Delegacia Regional de Patos de Minas, foram 13 denúncias apuradas, dez vítimas atendidas, 17 visitas, duas medidas protetivas cumpridas e dez inquéritos instaurados. Ninguém foi preso.

O balanço total da operação na região será divulgado até a tarde desta sexta-feira.

Fonte: G1


Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.

Publicidade

Siga-nos nas redes sociais

Cotação do Café

Últimas notícias