Um ano após aquisição da área, Prefeitura inicia asfaltamento da avenida principal do novo Parque de Exposições de Rio Paranaíba IBGE abre inscrições para processo seletivo com vaga em Carmo do Paranaíba Polícia Civil localiza em Unaí, quarta plantação de maconha ligada a organização criminosa Polícia Militar promove palestras sobre prevenção às drogas para estudantes em Rio Paranaíba Homem é preso suspeito de furtar ração animal em propriedade rural de Carmo do Paranaíba Campanha do Leite em Rio Paranaíba arrecada mais de R$ 93 mil para o Hospital de Câncer de Patrocínio Rio Paranaíba recebe reconhecimento por ações de alfabetização e alcança índice de 81% de alunos alfabetizados no 2º ano Sicoob Credicarpa inaugura nova sede administrativa e celebra mais um marco em sua história
Sicoob

Ministério Público, PM e Prefeitura se unem para criar fluxo de atendimento a usuários de drogas em Rio Paranaíba

LATICINIO
prefeitura
seucarro

O Ministério Público, a Polícia Militar e a Prefeitura de Rio Paranaíba estabeleceram, nesta quinta-feira (21), um fluxo integrado para o atendimento a usuários de drogas e seus familiares no município. A medida, que une os serviços de saúde, assistência social e segurança pública, foi definida em uma reunião na sede da Promotoria de Justiça.

A articulação teve origem em conversas entre o Ministério Público e a Polícia Militar, através do Tenente Alcides Dornelas dos Santos Junior, como resposta à “dramática situação enfrentada por usuários e seus familiares”. O encontro foi conduzido pela Promotora de Justiça Dra. Sofia Frange Miziara Oliveira e contou com a presença do Prefeito Dr. Alvimar Adriano Alves, secretários municipais, e representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, além de organizações da sociedade civil.

O objetivo central da iniciativa é criar alternativas mais rápidas e humanizadas para o tratamento da dependência química, garantindo acolhimento imediato às famílias em momentos de crise.

Agrocarmo
psi
estacao

Como vai funcionar o novo fluxo:

Ficou definido um novo protocolo de atuação. A partir de agora, quando a Polícia Militar identificar usuários em situação extrema, fará o encaminhamento dos familiares diretamente à Secretaria de Saúde. No local, uma assistente social especializada fará o primeiro acolhimento, oferecendo orientações sobre as possibilidades de tratamento disponíveis.

Nos casos em que o usuário não possuir vínculos familiares identificados, os profissionais da assistência social farão uma busca ativa. Se necessário, a situação será encaminhada ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

Como medidas de apoio, o projeto também prevê a realização de campanhas educativas em escolas e um estudo para viabilizar a ampliação dos serviços de atendimento. Para formalizar e garantir a continuidade das ações, foi instaurado um Procedimento de Projeto Social na Promotoria de Justiça, que irá consolidar as medidas e elaborar um plano de ação a longo prazo.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.