Polícia Militar realiza Operação Guardiões do Campo em municípios da região Prefeitura lança oficialmente construção do Parque de Exposições de Rio Paranaíba Prefeitura inaugura quadra do CRAS e homenageia servidora Maria Madalena Borges em Rio Paranaíba Prefeitura entrega revitalização do Quartel da Polícia Militar e reforça estrutura da segurança em Rio Paranaíba Homem em surto é contido com arma de choque após ameaçar pessoas em Carmo do Paranaíba Agência dos Correios de Rio Paranaíba terá horário de atendimento reduzido durante o mês de julho UFV é homenageada pelos 100 anos em sessão solene na Câmara dos Deputados; comitiva de Rio Paranaíba acompanha cerimônia Câmara de Rio Paranaíba aprova criação de painel para acompanhar emendas parlamentares
Sicoob

Ministério Público ingressa com ação judicial para suspender terceirização do Hospital Regional

LATICINIO
prefeitura
seucarro


O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ingressou com uma ação judicial para suspender o processo de terceirização do Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas. O edital que busca selecionar uma Organização Social- OS- para gerir a unidade foi publicado no final do mês passado e recebeu críticas de vários setores. Deputados, servidores, Conselho Estadual de Saúde e moradores de Patos de Minas se mostraram contra a medida. Manifestações e diversas críticas foram publicadas nas mais diversas áreas.

Também afirmaram que Conselho Estadual da Saúde não aprovou a transferência da gestão do referido hospital para uma Organização Social – OS e o Estado de |Minas Gerais não apresentou plano de economicidade, vantajosidade e viabilidade para a transferência, por meio de análise pormenorizada acerca do vazio assistencial da região, a melhor otimização do equipamento, determinando quais são as necessidades e demandas reais a fim de obter melhor utilização do referido hospital.

Ainda destacaram que o edital apresenta pontos obscuros, dúbios e desvantajosos ao interesse público, que vulnerabilizam a Fundação, o Estado, os trabalhadores e a população assistida, que não foram devidamente detalhados e justificados e necessitam ser revistos, que serão individualmente abordados.

estacao
psi

Segundo a ação, que pede de forma liminar a suspensão da contratação da OS, em se tratando de transferência da gestão de um equipamento de saúde, um hospital público estadual, para uma OS, a decisão deveria ter sido submetida ao Conselho Estadual de Saúde. Por isso, os promotores pedem que seja submetida ao Conselho Estadual de Saúde nova proposta de deliberação sobre a terceirização da gestão do Hospital Regional.

Eles ainda requerem que sejam providenciadas as adequações necessárias à hipótese de cessão especial de servidor público estadual à OS ou outras entidades a fim de evitar a discussão judicial do conflito em caso de não anuência. Também querem que realizem, às custas do estado estudo técnico do HRAD para suas potencialidades assistenciais em nível hospitalar e ambulatorial; estudo sanitário regional para identificação das necessidades assistenciais atuais e futuras da população, que poderão ser assumidas pelo HRAD; investimentos qualificados para a sustentabilidade do equipamento, nos moldes já desenvolvidos pelo SUS, de forma a buscar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato; retificação das cláusulas relativas à captação de receitas e emendas parlamentares ou quaisquer outras sem controle da Fundação; limitação de valores do contrato gastos com obras e benfeitorias e uma multa diária de até R$ 10.000,00 ao Secretário de Estado da Saúde e ao Presidente da FHEMIG para o caso de eventual descumprimento da decisão liminar ou em sentença de procedência do pedido, tudo com incidência de juros e atualização monetária.

Veja o documento na íntegra!

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.