
Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Henrique
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4) os dados do Nomes do Brasil, levantamento que reúne informações sobre os nomes e sobrenomes mais comuns no país com base no Censo 2022. Em Rio Paranaíba, o levantamento mostra que os nomes Maria, José e João continuam sendo os mais populares entre os moradores, enquanto Silva e Santos lideram entre os sobrenomes.
De acordo com o IBGE, Maria aparece em 7,08% dos registros do município, totalizando 1.029 pessoas. Em seguida vêm José (2,70% – 393 pessoas) e João (2,15% – 312 pessoas). Completam o “top 10” Ana, Antônio, Pedro, Carlos, Paulo, Francisco e Lucas.
Entre os 15 nomes mais comuns em Rio Paranaíba estão ainda Geraldo, Gabriel, Marcos, Luiz e Sebastião, refletindo a forte presença de nomes tradicionais e bíblicos na cultura local.
Já entre os sobrenomes, o levantamento mostra que Silva é disparado o mais frequente, com 26% da população (3.779 pessoas). Em segundo lugar aparece Santos (8,09% – 1.176 pessoas), seguido por Souza (6,05%) e Oliveira (6,04%). Os sobrenomes Rocha, Ribeiro, Pereira, Alves, Rodrigues e Ferreira completam o top 10.
Os dados reforçam a predominância dos nomes e sobrenomes mais tradicionais do país também em Rio Paranaíba, acompanhando o padrão nacional.
O levantamento completo está disponível no site do IBGE e permite consultar a popularidade de nomes e sobrenomes em qualquer município brasileiro, além de informações como período de nascimento e distribuição geográfica.












