Entre em contato conosco


Notícias

Mãe denuncia que álcool foi colocado no lugar de água na sonda do filho no HC-UFTM em Uberaba

Published

on

Uma jovem, de 26 anos, denunciou na Polícia Militar (PM) que cerca de 50 ml de álcool 70% foi colocado no lugar da água que o filho dela iria tomar via sonda no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba.

O caso foi registrado na noite de domingo (3). Por e-mail, a assessoria de comunicação do HC-UFTM informou que o fato é apurado internamente e que os plantonistas presentes adotaram ações imediatas para que não houvesse danos à saúde do paciente (veja nota na íntegra abaixo).

Segundo a jovem, o filho dela, de sete anos de idade, tem necessidades especiais e está internado no hospital desde 2013. No domingo, ela foi visitar o menino por volta de 18h e ficou sabendo que ele tinha passado mal.

Ainda conforme o relato da mãe, o médico responsável informou que cerca de 50 ml de álcool 70% teria sido administrado no lugar da água que a criança iria tomar via sonda e que o isso teria sido um equívoco da equipe de enfermagem.


No depoimento, a jovem também disse à PM que o quadro do filho dela estava ruim, mas foi estabilizado depois. Ela afirmou que só ficou sabendo da situação quando visitou a criança no hospital, não sendo informada durante o ocorrido.

Nota do HC-UFTM

Diante dos fatos, a gerência de Atenção à Saúde HC-UFTM, divisão de Enfermagem HC-UFTM e unidade de Comunicação HC-UFTM enviaram a seguinte nota:

“O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro informa que o fato relatado no Boletim de Ocorrência está sendo apurado internamente. As medidas administrativas cabíveis serão tomadas.

Os plantonistas presentes no referido turno adotaram ações imediatas para que não houvesse danos à saúde do paciente, e por isso não foi necessária transferência para a UTI.

A criança segue internada na enfermaria pediátrica, com respiração espontânea e quadro clínico estável.”

Fonte: G1

Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.