Entre em contato conosco


Destaque

Jovem de Rio Paranaíba é empossada como membro do Parlamento Juvenil do Mercosul

Published

on



(Foto: Arquivo Pessoal/Geovana Amorim)

A jovem Geovana Amorim, de 16 anos de Rio Paranaíba e outros 26 jovens, tomaram posse nesta segunda-feira (12) como membro do Parlamento Nacional do Mercosul Juvenil, na sede do Ministério da Educação no Distrito Federal para o mandato do biênio 2016/2018. O desafio para os novos parlamentares será de elaborar propostas de políticas públicas que contribuam com a qualidade do ensino médio.

O secretário de educação básica do MEC, Rossieli Soares destacou, em entrevista à imprensa, que a sociedade aprende com a visão dos jovens e que espera que eles aprendam um pouco do universo político. “Estamos falando do protagonismo, da participação da juventude num processo para pensar políticas públicas para o nosso país”, acrescentou Rossieli, que abriu a cerimônia de posse dando as boas-vindas aos estudantes brasileiros que vão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul.

De acordo com o MEC, durante toda a semana os estudantes membros do Parlamento Juvenil do Mercosul participarão em Brasília de um curso de formação sobre temas atuais da política educacional brasileira e que permeiam os cinco eixos temáticos dentro da temática central O Ensino Médio que queremos: integração regional, inclusão educativa, igualdade de gênero, jovens e trabalho e direitos humanos.



(Foto: Arquivo Pessoal/Geovana Amorim)

Os jovens ouvirão especialistas e gestores da Assessoria Internacional do MEC, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Além do Brasil e dos demais países do Mercosul, jovens da Colômbia, Bolívia e Peru compõem o parlamento internacional. A primeira reunião de todos os jovens, prevista para o primeiro semestre de 2017, deve ter o Uruguai como país-sede.

O Parlamento Juvenil do Mercosul existe desde 2010 e sempre discute questões atuais ligadas ao ensino médio. “O parlamento visa a dar voz aos jovens do ensino médio, promovendo o protagonismo”, explica Sandra Sérgio, coordenadora nacional do parlamento. Após o encontro internacional, os jovens membros elaboram carta de recomendações a ser entregue aos ministros da área de educação que participam do Mercosul Educacional.

Com informações do MEC.

Texto: Gilberto Martins



A empresa Paranaíba Agora surgiu há cinco anos para levar a informação séria, responsável para a sociedade rio paranaibana. Aos poucos, foi ganhando espaço e passou a ser o principal veículo de comunicação online em Rio Paranaíba. Além do portal de notícias que já atingiu mais de 5 milhões de acessos, a empresa ainda realiza outros serviços de marketing para empresas. Nossa linha editoral é de sempre trabalhar com a verdade dos fatos, pautando pela seriedade e respeito com ambas as partes da história.

Publicidade
Comments

Previsão do tempo

Siga-nos nas redes sociais

Cotação do Café

Últimas notícias