Entre em contato conosco


Destaque

Data de aniversário de Rio Paranaíba é alterada em reunião ordinária da Câmara Municipal

Published

on

A terceira reunião ordinária da Câmara Municipal de Rio Paranaíba foi marcada pela apresentação e aprovação de projetos de grande pertinência para a população e, bem como, para a classe dos profissionais da educação. Antes da reunião, o senhor José Resende Vargas, conhecido como Varguinhas, enviou uma mensagem para os vereadores da casa legislativa esclarecendo algumas dúvidas sobre o projeto 07/2017 que foi enviado à casa pelo executivo de trocar os dizeres do brasão do município.

O projeto 07/2017 que foi apresentado e aprovado pelos nobres vereadores vem de encontro corrigir um erro que fora cometido no passado. A data de 30 de agosto de 1911 que está no brasão, foi de quando a cidade recebeu o nome de Rio Paranaíba, sendo observada na Lei 556 de 30/08/1911 pelo governador Júlio Bueno Brandão. A data da última emancipação política do município, no entanto, foi em 07 de setembro de 1923.

Durante a apreciação do projeto, o secretário de cultura, esporte e lazer do município, Alemmar Silva, fez uso da palavra e explicou aos vereadores e aos público presente o porquê de se corrigir a data no brasão do município. Ele ressaltou que a data de aniversário do munícipio é dia 07 de setembro e não dia 30 de agosto como vinha sendo comemorada.

Assim sendo, corrigindo esse erro histórico, o munícipio poderá comemorar seu aniversário numa data diferente à Festa do Fazendeiro que, segundo o secretário não sofrerá modificações nas datas. Alemmar ressaltou ainda que a Festa do Fazendeiro continuará sendo realizada no fim do mês de agosto por haver outras festas na região no dia do aniversário da cidade, no dia 07 de setembro.


O secretário municipal de educação, Elismar Campos também fez uso da palavra e ressaltou a importância do projeto não só para o município, mas bem como, para a educação nas escolas. De acordo com ele, ficava uma divergência da data de aniversário da cidade quando iria ensinar aos estudantes, porque muitos questionavam a tal data de trinta de agosto. O projeto 07/2017 foi aprovado por unanimidade pelos legisladores em caráter de urgência.

Aliado a esse projeto de mudança dos dizeres no brasão da bandeira, também foi aprovado pela casa legislativa, um projeto de lei que institui o concurso literário nas escolas de Rio Paranaíba. Esse concurso de acordo com o secretário de educação, irá proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer mais a história do município através da confecção de redações. Serão selecionadas as melhores redações e os ganhadores receberam homenagens em honra ao mérito com o brasão do município.

Os vereadores ainda aprovaram mais dois projetos que estão ligados diretamente à educação do município. O primeiro, é a criação de um cargo comissionado para um profissional cuidar diretamente dos estudantes do ensino integral das escolas municipal e o segundo, sobre o aumento do salário dos professores municipais, adequando-se à legislação federal.

Outros projetos ainda foram aprovados por unanimidades pelos vereadores como a construção de redutores de velocidades, recapeamento de ruas da cidade, construção de rede pluvial em alguns bairros, pedidos de limpeza no acostamento da Rodovia Sinval Boaventura que liga a BR 354 até Abaeté dos Mendes, reforma completa do Ginásio Poliesportivo de Abaeté dos Mendes, manutenção de estradas vicinais e várias outras indicações apresentas na casa.

Nota-se durante as reuniões ordinárias, um grande número de projetos de lei e indicações do poder executivo, percebendo a preocupação do prefeito municipal, Valdemir Diógenes de colocar Rio Paranaíba de volta no trilhos. Até o momento, todos os projetos enviados à casa legislativa pelo executivo, foram todos discutidos e aprovados pelos vereadores.

Ao término da reunião, nossa reportagem conversou com o secretário de Educação, Elismar Campos, onde ele explica os três projetos aprovados em favor da educação do município. Confira a reportagem na íntegra.

A próxima reunião ordinária da Câmara Municipal aconteceu no próximo dia 21 de março, às 18h. É importante que a sociedade participe das reuniões para saber o que está sendo aprovado pelos seus representantes. Nossa reportagem conversa com exclusividade com o secretário de cultura, Alemmar Silva, onde ele explicará sobre o projeto de lei 07/2017 aprovado pelo legislativo e sobre os últimos trabalhos de sua pasta.

Texto: Gilberto Martins

Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.