Incêndio atinge três barracas e construção em Romaria Homem de 71 anos morre após colisão com motocicleta conduzida por adolescente em Lagoa Formosa Motociclista fica gravemente ferido após bater em carro que avançou parada em Carmo do Paranaíba; motorista é preso por embriaguez Retomada do fluxo de café da Colômbia pode levar semanas Café ganha força em NY com incertezas sobre a oferta, mas fecha com estabilidade a 6ª feira NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETRATAÇÃO Rio Paranaíba registra 425 faltas em consultas, exames e atendimentos de saúde em julho Médica afirma que não era responsável pelo atendimento de gestante que morreu em Patrocínio
Sicoob

Criança de 9 anos é vítima de racismo em escola municipal de Rio Paranaíba e caso gera revolta

LATICINIO
prefeitura
seucarro

Um caso de racismo contra uma criança de 9 anos gerou revolta nas redes sociais e levantou um importante debate em Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba. O fato teria ocorrido na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, onde, segundo o relato da mãe, o filho foi chamado de “preto” de forma ofensiva por três colegas de sala de aula.

O caso foi denunciado nas redes sociais, onde a mãe da criança desabafou:

“Mais uma vez, meu filho foi vítima de racismo na escola. Não é a primeira vez, e cada episódio dói — machuca, marca, cansa. […] Racismo não é brincadeira — é violência. E não vamos mais aceitar o silêncio diante disso.”

estacao
psi

Em contato com a redação do Paranaíba Agora, a mãe relatou que esta foi a segunda vez que o menino, que é negro, sofre esse tipo de agressão verbal dentro da escola.

No primeiro episódio, ocorrido no ano passado, a escola não comunicou os responsáveis e a situação só chegou ao conhecimento da mãe após o próprio menino contar em casa. “A diretora conversou comigo na época, mas não houve nenhuma ação efetiva”, afirmou.

Nesta nova ocorrência, que envolveu três crianças, novamente foi o filho quem comunicou a situação à mãe. Segundo ela, a escola mais uma vez não entrou em contato: “Só me disseram que a professora chamou a atenção dele. Mas quem sofreu foi ele”.

A mãe reforça que não pretende ir mais à escola, mas quer que o caso chegue até o Ministério Público e que medidas sejam tomadas:

“Crianças têm que ter esse tipo de palestra na escola. O meu filho é negro, até na certidão está assim. Mas nem por isso vou aceitar que falem assim com ele.”

A redação do Paranaíba Agora entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e a secretária Elaine Boaventura, destacou ainda noite desta terça-feira que a escola sempre tomou medidas sócio-educativas e que ensina as crianças a tratar todos com igualdade. Segunda ela, não tem como punir de outra forma, pois são crianças que estão em processo de formação de personalidade.

Elaine ressalta que a ‘escola ensina, porém, cabe a família educar’ e que a Secretaria Municipal de Educação estará procurando os pais dos envolvidos ainda nesta quarta-feira na escola.

“A Escola sempre tomou medidas sócio educativas e sempre ensina as crianças a tratar todos de forma igual. As medidas que a escola toma são conversas com as crianças e com os pais das crianças.

A Escola ensina, porém cabe a família educar. Não temos como punir de outra forma pois são crianças pequenas e que estão em processo de formação de personalidade. Cabe a família ensinar que não podemos ter preconceito seja ela qual for.

Estarei procurando os pais dessas crianças amanhã na escola”, afirmou a secretária de educação de Rio Paranaíba.

A situação reforça a necessidade urgente de ações educativas contínuas sobre respeito às diferenças, igualdade racial e combate ao racismo no ambiente escolar.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.