Entre em contato conosco


Cultura

Comemorações do dia da consciência negra terá várias atividades em Rio Paranaíba

Published

on



(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O dia da consciência negra terá muitas comemorações em Rio Paranaíba. A Paróquia São Francisco das Chagas e a Pastoral da Consciência Negra prepararam uma programação especial para este dia, o que lembra sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. Serão realizados três dias de festividades que inclui celebrações eucarísticas, roda samba, movimentação de barraquinhas e ainda apresentação de danças e roda de capoeira.

Os organizadores também estão preparando um almoço no domingo, dia 20, para que todas as famílias possam se deliciar com um cardápio de dar água na boca. Confira o qual será o cardápio: arroz branco, tutu, frango ao molho, quiabo, polenta, vaca atolada e salada. Segundo os organizadores a refeição será serviço no lugar das festividades à Rua Dona Maria Terta, 152, no valor de 10 reais. Confira a programação completa:



Dia 18 de novembro: Sexta-feira

19h: Missa com a participação da Pastoral da Consciência Negra

20h: Movimentação de barraquinhas e apresentação de danças e roda de capoeira.

Dia 19 de novembro: Sábado

19h: Missa com a participação da Pastoral da Consciência Negra

20h: Movimentação de barraquinhas e roda de samba.

Dia 20 de novembro: Domingo

11h: Almoço

17h: Missa e procissão. Pedimos que tragam as suas imagens de santos e santos negros, por exemplo: Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Santa Efigênia e outros, para a procissão e a bênção.

18h: Movimentação de barraquinhas

O Dia da Consciência Negra é uma data que tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.

Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594.

Texto: Gilberto Martins



A empresa Paranaíba Agora surgiu há cinco anos para levar a informação séria, responsável para a sociedade rio paranaibana. Aos poucos, foi ganhando espaço e passou a ser o principal veículo de comunicação online em Rio Paranaíba. Além do portal de notícias que já atingiu mais de 5 milhões de acessos, a empresa ainda realiza outros serviços de marketing para empresas. Nossa linha editoral é de sempre trabalhar com a verdade dos fatos, pautando pela seriedade e respeito com ambas as partes da história.

Publicidade
Comments

Previsão do tempo

Siga-nos nas redes sociais

Cotação do Café

Últimas notícias