1º Rock in Rio reúne público, música e ação solidária em evento inédito em Rio Paranaíba Homem é preso após invadir casa da ex-companheira, ameaçar família e causar danos em Rio Paranaíba Mais um golpe em Rio Paranaíba: homem perde R$ 8 mil ao ser enganado por falso advogado Briga em via pública termina com cinco presos e homem ferido em Rio Paranaíba Morador de Rio Paranaíba perde mais de R$ 6,6 mil após cair em golpe na compra de veículo pela internet Operação conjunta entre Polícia Civil e PM é realizada em Guarda dos Ferreiros no município de Rio Paranaíba Polícia Civil indicia homem por agredir, ameaçar e manter companheiro em cárcere privado em Rio Paranaíba Movimento Consciência Negra de Rio Paranaíba é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura
Sicoob

Câmara de Rio Paranaíba realiza 14ª sessão ordinária com homenagens, novos projetos e debate sobre fogos de artifício

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (19), a 14ª sessão ordinária do ano, conduzida pelo presidente Nilton Silva Boaventura (PL). A reunião contou com a presença do prefeito Alvimar Adriano Alves, do secretário de Saúde Valter Nísio Andrade Júnior, da secretária de Educação Elaine Aparecida da Rocha Boaventura, além de vereadores, lideranças comunitárias e cidadãos que acompanharam presencialmente e pelas transmissões da Rádio Paranaíba e redes sociais.

Mensagem do presidente

No início da sessão, o presidente Nilton Boaventura destacou a importância do diálogo entre os vereadores, a participação popular e a seriedade com que a Câmara vem tratando pautas sensíveis como a causa animal, a defesa dos autistas e dos idosos. Ele também comentou as manifestações públicas recentes sobre o projeto que proíbe fogos de artifício com estampido e apresentou a defesa do PL 35/2025, que propõe a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Fogos de Artifício.

Segundo Nilton, apenas a proibição não é suficiente, sendo necessário investir em campanhas educativas. “A conscientização e a mobilização têm o poder de transformar atitudes e comportamentos”, ressaltou.

Agrocarmo
Ivan Madeiras

Debate sobre o PL 35/2025

O projeto, de autoria da mesa diretora, entrou em primeira discussão. O presidente pediu urgência na votação, mas houve divergências. O vereador Brenno Resende questionou a redação da proposta, alegando que não há garantia de que futuras gestões irão manter a semana de conscientização. Já o vereador José Efigênio defendeu que todos os parlamentares fossem incluídos como autores, dado o impacto da iniciativa para toda a comunidade.
Após discussão, o pedido de urgência foi rejeitado e o projeto seguirá para análise nas comissões.

Votações da ordem do dia

Projetos de Lei

  • PL 32/2025 – Institui o Dia Municipal do Produtor e da Produtora de Leite e seus DerivadosAprovado em 2ª discussão.

  • PL 34/2025 – Regulamenta incentivo financeiro para equipes da Atenção Primária à SaúdeEncaminhado às comissões (1ª discussão).

  • PL 35/2025 – Cria a Semana de Conscientização sobre Fogos de ArtifícioSeguirá para análise nas comissões (1ª discussão, pedido de urgência negado).

  • PL 04/2025 – Autoriza a mudança temporária da sede da Câmara para realização da sessão solene de entrega de títulosAprovado por unanimidade.

Indicações (todas aprovadas por unanimidade):

  • Indicação 140/2025 – Construção de uma pista de skate em Rio Paranaíba.

  • Indicação 141/2025 – Construção de um campo de futebol em Guarda dos Ferreiros.

  • Indicação 142/2025 – Continuidade do programa de regularização fundiária (Reurb) em Guarda dos Ferreiros.

  • Indicação 143/2025 – Revestimento do chão do parquinho da Escola João Antônio Mendes, em Abaeté dos Mendes.

Moções de Aplausos (todas aprovadas por unanimidade):

  • Lucas Rocha – destaque na Maratona Canastra Warriors de MTB.

  • Miguel Henrique Dornela Boaventura – atleta local.

  • Daniel Pereira Rocha – serviços prestados à comunidade.

  • Sílvio José de Deus – contribuição social.

  • Wagner Aparecido de Resende (Wagner Som) – apoio em eventos comunitários.

Moções de Pesar (todas aprovadas por unanimidade):

  • Pelo falecimento de Erço Paulo de Barcelos.

  • Pelo falecimento de Cleusa Maria da Rocha.

  • Pelo falecimento de Geraldo Arruda.

Próxima reunião

A Câmara se prepara agora para a sessão solene de entrega dos títulos de Cidadão Honorário e Mulher Cidadã, marcada para a próxima terça-feira, dia 26, em sede temporária aprovada por lei.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.