O governador Romeu Zema (Novo) recebe na tarde desta segunda-feira (21) cinco prefeitos que representam cerca de 150 chefes de Executivo municipal presentes no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Do lado de fora da sede do governo, a polícia montou uma barreira para impedir a entrada dos prefeitos. Alguns deles reclamaram da atitude. “Nunca vi isso. Um governador receber prefeito com policial. Ele (Zema) não tem habilidade nenhuma pra lidar com a gente”, disse um prefeito que pediu anonimato.
A carreata com prefeitos saiu da região centro sul da capital no final da manhã rumo à Cidade Administrativa. Eles vão entregar nas mãos de Romeu Zema (Novo) as deliberações aprovadas na assembleia da Associação Mineira dos Municípios (AMM). Eles pressionam pelo pagamento dos valores constitucionais devidos pelo Estado aos municípios e decidiram adiar o retorno às aulas nas escolas municipais. Os prefeitos discutiram a proposta do governo de pagar os atrasados da gestão de Fernando Pimentel (PT) em três anos e decidiram esperar até o primeiro dia de fevereiro para a regularização dos repasses de 2019. Se isso não for feito, os prefeitos afirmam que irão propor o impeachment de Romeu Zema.
Fonte: O Tempo