Entre em contato conosco


Notícias

Aluna tem que ser internada após “engolir” tampa de lapiseira e Coordenador da Upa de Patos de Minas faz alerta

Published

on

Uma aluna da Escola Municipal Marluce Martins de Oliveira Scher no bairro Planalto em Patos de Minas teve que ser internada nessa terça-feira (22). Ela estava em sala de aula quando acabou engolindo a tampa de uma lapiseira. O objeto foi parar nas vias aéreas e ela deverá passar por um tratamento mais complexo fora da cidade. O Coordenador da UPA fez um alerta para os pais e professores.

A estudante foi socorrida até a Unidade de Pronto Atendimento e será encaminhada para uma unidade médica de outra cidade porque o caso foi mais grave do que o de comum. De acordo com o médico, Élcio Moreira, Coordenador da UPA, ela teria aspirado o objeto o que agravou a situação. “Nesse caso o tratamento é de fibrobroncoscopia”, disse.


E este não foi o único caso registrado nos últimos dias. O médico ressaltou que os acidentes desta natureza são extremamente recorrentes e os profissionais estão sempre alertando para a situação. “As crianças na fase oral procuram conhecer o mundo pela boca, por isso é comum elas levarem objetos como moedas e tampas de caneta à boca. Moedas são os objetos mais comuns”, disse.

No caso da aluna, o caso é mais grave porque a suspeita é de que houve a chamada broncoaspiração, o que pode levar o objeto para a traqueia ou brônquios. Ele explicou que em Patos de Minas não há um endoscópio pequeno para fazer o procedimento em crianças, por isso nos casos mais complexos é preciso encaminhar para fora.

Élcio destacou que é preciso que os pais e professores fiquem atentos no ambiente escolar ou familiar sobre até o que fornecer para as crianças. O médico informou que pedaços de cigarro, de caneta ou de brinquedos podem parar no esôfago ou ser aspirados e irem parar nos pulmões. Ele concluiu ressaltando que este tipo de acidente pode ocasionar uma parada acardíaca, o que pode ser fatal.

Fonte: Patos Hoje

Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.