
Há mais de 20 de anos cuidando da água em Rio Paranaíba, Zezinho ganhou o carinho da população ao longo dos anos e foi responsável por projetos que levou água potável para toda a população. A reportagem do Paranaíba Agora conversou com exclusividade com José dos Reis e ele conta detalhe da sua chegada à Rio Paranaíba e dos avanços na distribuição da água.
Nós começamos a nossa entrevista perguntando qual seria a motivação de seguir a carreira na Copasa por 30 anos. Zezinho conta que iniciou a vida profissional na concessionária em 1994, quando prestou concurso. Ele conta que só admitido em setembro de 1997 na cidade de Pouso Alegre que, somente em 2000, foi transferido para Rio Paranaíba.
José dos Reis destaca que ficou encantado com o sistema de captação de água de Rio Paranaíba que, segundo ele, era tão limpa que dispensa tratamento convencional.
Em agosto de 2000 fui transferido para Rio Paranaíba, chegando aqui fui bem acolhido pela população, fiquei encantado com o sistema de captação de água, que é tão limpa que dispensa tratamento convencional, sendo poucos os municípios com essa disponibilidade”, ressalta.
Sobre os desafios encontrados ao longo da carreira em Rio Paranaíba, José destaca que a infraestrutura da cidade era precária e que havia uma perda de cerca de 62% da água, além que os reservatórios e extensões eram insuficientes para atender toda a demanda. Ele conta ainda que a principalmente iniciativa naquela época foi de reduzir da perca d’água para que todas as casas fossem abastecidas e que todo esse trabalho durou por três anos.
A partir disso, em 2004, foi iniciada uma ação em parceria com proprietários das áreas de captação para que fosse plantadas mudas de árvores para reduzir os impactos causados às nascentes. Ao longo do tempo, Zezinho conta que houve uma redução das perdas de água para 15% e a crise hídrica de 2014, trouxe mudanças nos hábitos das pessoas que se conscientizaram quanto ao uso da água.
Questionado sobre os planos para o futuro, José dos Reis destaca que deve continuar atuando em projetos voltados para o bem comum da comunidade que reúnem ações ambientais como arborização de praças e vias públicas, manejo do solo, preservação e recuperação de nascentes.
“Nesta nova etapa da vida, peço a Deus que me conceda saúde para poder continuar atuando em projetos voltados ao bem comum no município. As questões ambientais, arborização de praças e vias públicas, manejo do solo, preservação e recuperação de nascentes, etc”.
Confira a entrevista na íntegra:
- Zezinho, você poderia nos contar como começou sua carreira na Copasa e o que te motivou a seguir essa profissão por 30 anos?
R.: Iniciei minha carreira na COPASA, por meio de concurso Público em 1º de Maio de 1994, fui admitido em 22 de Setembro de 1997 na cidade de Pouso Alegre – MG. Em Agosto de 2000 fui transferido para Rio Paranaíba, chegando aqui fui bem acolhido pela população, fiquei encantado com o sistema de captação de água, que é tão limpa que dispensa tratamento convencional, sendo poucos os municípios com essa disponibilidade.
- Durante esses 30 anos, quais foram os maiores desafios que você enfrentou no seu trabalho com o meio ambiente em Rio Paranaíba?
R.: Um dos maiores desafios é mudança. Acostumado a trabalhar na iniciativa privada comandada pelo dono, para uma empresa pública COPASA com uma hierarquia a ser seguida. Quanto ao abastecimento de água na cidade, a infraestrutura era muito deficitária. Não havia tratamento, a perda de água era de aproximadamente 62%, faltava água em vários bairros, os reservatórios e extensões de redes eram insuficientes para atender toda a demanda.
A questão ambiental, é muito ampla, vegetação, manejo do solo, gado, escoamento da enxurrada, lixo etc… mas em se falando do manancial que abastece a sede do município de Rio Paranaíba, o mesmo encontrava-se desprotegido, carecendo de cuidados na preservação das nascentes.
- Quais foram as iniciativas e projetos de que você mais se orgulha ter participado ou liderado na Copasa?
R.: A iniciativa principal era reduzir as perdas para chegar água em todas a residências. Foi um trabalho árduo ao longo de 3 anos, a partir daí é que toda a população passou ter a regularidade no abastecimento em suas casas.
As atividades voltadas ao meio ambiente, tiveram início em 2004, com apoio dos proprietários das áreas a montante da captação, iniciamos algumas ações de cercamento e plantio de mudas para mitigar os impactos causados às nascentes.
- Como você vê a evolução da consciência ambiental em Rio Paranaíba desde que começou até hoje? O que mudou?
R.: Ao longo do tempo evoluímos, houve uma redução das perdas de água de 62% para cerca de 15%, cercamento e plantio de mudas na área das nascentes, arborização de algumas vias e praças públicas. Porém, ainda há muito o que se fazer.
A crise hídrica de 2014 trouxe algumas mudanças nos hábitos dos cidadãos, quanto ao uso consciente da água.
- Agora que está aposentado, quais são seus planos para continuar contribuindo com a preservação do meio ambiente e a comunidade local?
R.: Nesta nova etapa da vida, peço a Deus que me conceda saúde para poder continuar atuando em projetos voltados ao bem comum no município. As questões ambientais, arborização de praças e vias públicas, manejo do solo, preservação e recuperação de nascentes etc.










