A UFV/CRP, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal de Rio Paranaíba e o Hemocentro de Patos de Minas se uniram para realizar uma campanha para o cadastro de doadores de medula óssea no município. Segundo informações, o dia do cadastro será neste próximo sábado (18), no PSF São Francisco e pessoas entre 18 e 54 anos estão convidados para participarem.
O motivo da campanha foi a história de uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás que foi diagnosticada com leucemia aguda no início da gestação de seu bebê. A professora já está fazendo o tratamento e aguarda o nascimento do filho para prosseguir com a procura por doador de medula óssea.
O doador que queira se cadastrar bastar ir até em qualquer hemocentro do Brasil, onde será retirado apenas 5ml de sangue para os testes de compatibilidade. E para quem ainda não é doador e queira se tornar um é mais simples:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Caso você já é um doador, basta atualizar seus dados no site: http://redome.inca.gov.br/doador/como-atualizar-os-dados/.
Seja um doador! Ajude a salvar vidas!
Texto: Gilberto Martins – Com informações da UFV/CRP