Homem é preso após depredar igreja com pedradas em Carmo do Paranaíba III Cavalgada dos Devotos de Nossa Senhora da Abadia já tem programação definida em Abaeté dos Mendes Incêndio destrói parte de residência em Arapuá; vela acesa é apontada como possível causa Colisão entre carreta e carro deixa dois feridos na BR-354, em Carmo do Paranaíba Colisão entre carretas provoca incêndio e interdita BR-354 entre Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa Homem confunde cola instantânea com colírio e acaba internado em hospital de Paracatu Rio Paranaíba inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em agosto SAMU realizou 288 atendimentos em Rio Paranaíba no primeiro semestre de 2026
Sicoob

UFV amplia oferta de cursos e confirma graduação em Ciências de Dados e Inteligência Artificial em Rio Paranaíba

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve a aprovação do Ministério da Educação para a abertura de cinco novos cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2026. O destaque fica para o campus Rio Paranaíba, que passará a ofertar o curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial, ampliando o papel estratégico da unidade no ensino superior voltado à tecnologia e inovação.

Além de Rio Paranaíba, o MEC autorizou a inclusão dos cursos de Ciência de Dados e Engenharia de Robôs, no campus Viçosa, e de Matemática Aplicada e Computacional e Engenharia Ambiental e Sanitária, no campus Florestal. Todos os cursos estarão disponíveis no edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, com inscrições previstas para janeiro.

Cada graduação contará com 40 vagas anuais. Os candidatos poderão concorrer utilizando as notas do Enem de 2023, 2024 ou 2025, sendo considerada a melhor média ponderada entre as edições, desde que o participante não tenha sido treineiro.

estacao
psi

No campus Rio Paranaíba, o curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial será ofertado no período noturno, com duração de quatro anos e meio. A proposta busca ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes que trabalham durante o dia, além de atender às demandas do mercado por profissionais qualificados em análise de dados, aprendizado de máquina e desenvolvimento de sistemas inteligentes. A formação tem forte ligação com aplicações no agronegócio, tecnologia, saúde, logística e monitoramento ambiental, áreas diretamente relacionadas à realidade do Cerrado mineiro.

A UFV destaca que os novos cursos fazem parte de uma estratégia alinhada às diretrizes nacionais de fortalecimento das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com foco especial em Inteligência Artificial. Os estudantes terão acesso à infraestrutura completa da universidade e a um corpo docente formado por mestres e doutores em regime de dedicação exclusiva.

A instituição também informou que outros dois cursos estão em fase avançada de implantação: Medicina, previsto para iniciar no campus Rio Paranaíba em agosto de 2026, e Psicologia, no campus Viçosa, que ainda aguarda autorização final do MEC.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.