Sicoob Credicarpa reúne cerca de 100 parceiros para fortalecer conexões e apresentar atuação da cooperativa Polícia Militar realiza visita à APAE e reforça aproximação com alunos em Rio Paranaíba USDA corta produção de carne bovina dos EUA e projeta 2,78 mi/t em importações para 2026 Projeto Corredores Arborizados amplia iniciativas em cafeicultura regenerativa da Expocacer Cadela em situação de rua é atropelada por caminhonete que deixa o local sem prestar socorro em Carmo do Paranaíba Mulher é presa e adolescente é apreendido suspeitos de fornecer bebida alcoólica a menores em São Gonçalo do Abaeté Detento é encontrado morto dentro de penitenciária em Patrocínio Fiat Strada furtada em Belo Horizonte é recuperada pela PM após tentativa de fuga em Carmo do Paranaíba
Sicoob

Produtores de Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba se destacam no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

LATICINIO
prefeitura
seucarro

Produtores do Alto Paranaíba garantiram posição de destaque no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG. Agricultores de Serra do Salitre, Campos Altos, Patrocínio, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba ficaram entre os melhores do estado nas categorias Café Natural e Cereja Descascado.

Na categoria Café Natural, Rio Paranaíba conquistou o 3º lugar regional no Cerrado Mineiro, com a nota de 87,9 pontos. Já Carmo do Paranaíba garantiu o 2º lugar na mesma categoria, com 88,1 pontos — índices considerados de excelência para cafés especiais.

O produtor Francisco Guimarães, de Serra do Salitre, ficou em 1º lugar regional no Cerrado Mineiro na categoria Cereja Descascado. Já Sílvia Nishikawa, de Campos Altos, foi a campeã regional no Café Natural, com 89,4 pontos.

estacao
psi

O grande título estadual ficou com o agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, de Alto Jequitibá, nas Matas de Minas. Ele atingiu 93,2 pontos — a maior nota já registrada em toda a história da competição.

A edição de 2025 teve participação recorde: 1.857 amostras enviadas por produtores de 162 municípios mineiros. As avaliações seguiram os padrões da Specialty Coffee Association (SCA), referência mundial em cafés especiais.

O concurso reuniu cafés das quatro principais regiões produtoras do estado: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Chapada. As análises físicas e sensoriais foram conduzidas por provadores certificados.

Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o concurso é uma ferramenta importante para elevar a qualidade dos cafés mineiros. Ele destacou que o evento integra ações de assistência técnica, certificação e incentivo à agricultura familiar.

Os cafés vencedores terão compra garantida por uma rede de supermercados, com valor de até R$ 6 mil por saca. A competição é realizada pela Emater-MG em parceria com a Seapa, Ufla, Faepe e CNC, com patrocínio do Sicoob Crediminas e do Verdemar.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.