
A comunidade rio paranaibana voltou a reunir em prol do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, na manhã deste domingo (27). Com a presença e a participação das escolas, da APAE, agentes de saúde e toda população, a terceira edição da caminhada passos que salvam em Rio Paranaíba contou com apresentações de música da Banda Santa Cecília, dança desenvolvidas pelo membros do CRAS, alongamento e ainda, a presença do “tremzinho da alegria”.
O objetivo do evento é despertar a atenção na sociedade para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil que, uma vez descoberto no estágio inicial da doença, é possível fazer o tratamento. O evento em Rio Paranaíba teve início na Praça da Igreja Matriz, passou pelas principais ruas da cidade e encerrou na Praça da Paz, no bairro Prado.
Em conversa com nossa reportagem, Patrícia Borges, que é uma das organizadores do evento, agradeceu a participação de toda comunidade rio paranaibana e destacou a necessidade de prevenir. Ainda de acordo com ela, todo dinheiro arrecado com a venda dos kits, será doado para o Hospital de Câncer em Barretos e fez questão de ressaltar que toda comunidade se unir na prevenção do câncer.
Ao encerrar a caminhada, o secretário de saúde Antônio Carlos Moreira agradeceu toda comunidade por participar do evento, pediu para a população possa sempre abraçar a causa e que no próximo no ano a população participe em massa do evento.
Em entrevista à Rádio Paranaíba AM no lançamento da campanha, a coordenadora das campanhas do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib ressaltou que a participação dos pais é primordial na prevenção e no tratamento da doença. Segundo ela, o objetivo da caminhada passos que salvam é de conscientizar a população sobre os primeiros de sintomas do câncer infantojuvenil, pois, segundo ela, no Brasil os médicos conseguem somente 50% de cura em crianças com crianças.
Ela ainda relata que quando os pais começam a perceber os sinais diferentes nas crianças e adolescentes, com toda certeza os responsáveis cobram do médico exames mais detalhados. “É muito importante que profissionais de saúde, da educação e toda sociedade conheça esses sinais. E, essa campanha tem como objetivo do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Porque quanto mais cedo as crianças chegaram para tratamento, com certeza elas terão mais chances de vida”.

Texto e fotos: Gilberto Martins