Caminhão atinge poste durante manobra em Carmo do Paranaíba Produtores rurais relatam quedas constantes de energia e cobram solução da Cemig em Rio Paranaíba Morador relata avistamento de onça-pintada na zona rural de Rio Paranaíba Trump assina decreto que amplia cota de carne bovina com tarifa reduzida e medida abre janela de oportunidade para o Brasil Chuva transforma MGC-352 em atoleiro e deixa veículos presos entre Tiros e Arapuá; prefeito já havia alertado Boi/Cepea: Bezerro se valoriza mais que boi magro Inmet: Previsão indica retorno da chuva e aumenta a atenção na colheita e secagem do café no Sudeste Preços do café caem mais de 4% em NY nesta 4ª (26) com perspectiva de aumento da oferta de café no Brasil
Sicoob

Patense constrói um potente telescópio utilizando materiais recicláveis no projeto

LATICINIO
prefeitura
seucarro

Depois de dois meses de trabalho, o patense Gilberto de Melo concluiu a construção de um telescópio caseiro. Ele explica que é um modelo simples, conhecido como telescópio Newtoniano, mas que a abertura de 180 mm do telescópio é o que proporciona uma melhor captação de luz dando mais nitidez às imagens.

O patense disse que, embora os telescópios sejam objetos que ainda despertem a curiosidade das pessoas, trata-se de um legado antigo, deixado pelos cientistas desde o início do século XVII. O modelo construído é um telescópio refletor, uma criação de Isaac Newton para corrigir um efeito indesejado conhecido como aberração cromática, comum em outro tipo de telescópio (refrator). Gilberto explicou que o telescópio refletor é constituído de um espelho côncavo que projeta a imagem captada do céu em um segundo espelho e daí tem-se a imagem aumentada através de uma lente denominada ocular.

estacao
psi

O aparelho teve sua inauguração numa noite de observação em uma entidade pública que atua no acompanhamento de pessoas em tratamento da dependência de álcool e outras drogas.

 A abóboda celeste contribuiu para a inauguração do telescópio. Mesmo estando no período das chuvas o céu apresentou-se aberto e com boa visibilidade, possibilitando observar e fotografar alguns astros.

Assim como em outros trabalhos desenvolvidos por Gilberto, este teve como objetivo a busca pela democratização do conhecimento e o despertar para os estudos como uma nova experiência de vida. Ele explica que aborda experimentos curiosos com o intuito de mobilizar pessoas egressas dos estudos a voltarem às salas de aula, apresentando-lhes uma forma curiosa e interessante de aprendizado: a ciência. Ele acredita que os estudos podem mudar a vida das pessoas e consequentemente mudar nosso país.

Gilberto é Especialista em Políticas e Gestão de Saúde no Estado de Minas, atua também na Rede de Saúde Mental (álcool e outras drogas) do Município de Patrocínio-MG, é Piloto Privado de avião e astrônomo amador.

Fonte: Patos Hoje

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.