Entre em contato conosco


Destaque

Domingo de Páscoa marca o encerramento da Semana Santa em Rio Paranaíba

Published

on



O Domingo da Páscoa, marca o fim da Semana Santa, que celebra um dos momentos mais importantes na vida dos cristãos, que é a ressurreição de Jesus Cristo. A semana começa com a entrada d’Ele em Jerusalém no chamado Domingo de Ramos e percorre até os seus últimos momentos antes de se entregar à morte na sexta-feira, em expiação dos pecados de todo o mundo.

É durante a Semana Santa que, segundo os estudos teológicos, Jesus Cristo instituiu a eucaristia durante a última ceia. Esse momento é celebrado na Quinta-feira Santa, onde também é recordado o rito do lava-pés.

Após a celebração de quinta-feira santa, os cristãos entram num período de reflexão e silêncio, recordando os últimos momentos de Cristo entre os seus. Neste dia, de acordo com os documentos da Igreja, não pode administrar nenhum sacramento e, para as celebrações da adoração da cruz, ou seja, o tradicional beijo da cruz, são utilizadas as eucaristias consagradas pelos sacerdotes no dia anterior.

O silêncio e a reflexão sobre a morte de Cristo persistem até a noite de sábado, chamado de Sábado de Aleluia. Este é o grande ápice da Semana Santa, pois, celebra-se a ressurreição de Jesus. É neste dia que acontece a bênção do fogo santo em que é aceso o Círio Pascal, a renovação das promessas batismais e, em alguns lugares onde se tem pessoas para ser batizadas, pode ocorrer batizados durante a celebração da Vigília Pascal.



Durante esta celebração, é proclamado a Páscoa de Cristo, ou seja, Cristo venceu a morte e agora está em nosso meio. A Semana Santa é encerrada no Domingo de Páscoa, onde se celebra a vida, a alegria de encontrar o túmulo de Cristo vazio.

Porém, pelo segundo ano consecutivo, todas essas celebrações tiveram que ter restrições da participação de fiéis, por conta da pandemia do novo coronavírus. Muitas Igrejas não puderam receber as pessoas para celebrar este momento e tiveram se adaptar às tecnologias para levar a mensagem da Semana Santa para as famílias.

Em Rio Paranaíba, a celebrações foram realizadas na Igreja Matriz São Francisco das Chagas com apenas 30% da capacidade, atendendo às exigências tanto do Governo Estadual, quanto do Governo Municipal. Todas as celebrações e reflexões foram transmitidas pelas redes sociais e através da Rádio Paranaíba FM (99,5 MHz), emissora que deste o início de sua história sempre transmitiu estes momentos importantes para aqueles que não podem descolocar até a igreja.

Na manhã deste Domingo de Páscoa, foi presidida uma missa logo pela manhã às 06h e logo em seguida, diversos automóveis saíram em procissão pelas ruas da cidade, com a imagem do Cristo Ressuscitado. A procissão foi acompanhada pela Polícia Militar que controlou o trânsito durante o trajeto.

Durante a chegada na Igreja Matriz, o pároco da cidade, Pe. Maurino Mota, abençoou os veículos e agradeceu a todos que participaram e acompanharam as celebrações durante a Semana Santa. Durante o dia também acontecerão duas celebrações, sendo uma às 09h e outra às 19h, ambas na Igreja Matriz da cidade.

Fotos e vídeo: Pastoral da Comunicação

Texto: Gilberto Martins



A empresa Paranaíba Agora surgiu há cinco anos para levar a informação séria, responsável para a sociedade rio paranaibana. Aos poucos, foi ganhando espaço e passou a ser o principal veículo de comunicação online em Rio Paranaíba. Além do portal de notícias que já atingiu mais de 5 milhões de acessos, a empresa ainda realiza outros serviços de marketing para empresas. Nossa linha editoral é de sempre trabalhar com a verdade dos fatos, pautando pela seriedade e respeito com ambas as partes da história.

Publicidade

Previsão do tempo

Siga-nos nas redes sociais

Cotação do Café

Últimas notícias