Entre em contato conosco


Destaque

Dois livros relatando histórias de Rio Paranaíba foram lançados durante evento na Câmara Municipal

Published

on




Rio Paranaíba vivenciou na tarde deste último sábado (26), já dentro da programação da 36ª Festa do Fazendeiro, o lançamento de dois livros importantes que relatam a história da cidade nos passados e, bem como, o que mudou com a chegada da Universidade Federal de Viçosa no município.

O evento intitulado como ‘tarde literária’ foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação de autoridades do poder executivo e legislativo, além de familiares dos autores e pessoas que foram prestigiar o lançamento. José Resende Vargas, conhecido em Rio Paranaíba e Uberlândia como Varguinhas, lançou seu quarto livro “Na trilhas da história”, onde ele faz uma autobiografia relatando como foi o período em que mudou para a Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

No seu livro, Varguinhas relata que através do poder executivo, a data de aniversário da cidade pôde corrigida. Ele cita: “Em boa hora o atual prefeito Valdemir Diógenes da Silva colocou as coisas nos lugares certos, através do Decreto disciplinando os feriados municipais para comemoração na data da última emancipação de Rio Paranaíba, ou seja, Lei n° 843, de 07/09/1923 e os demais feriados que são ‘Dia de Santa Luzia’ e data comemorativa da ‘Consciência Negra’. Posteriormente, enviou o Projeto de Lei de 2017, de autoria do Executivo corrigindo a data antiga dos símbolos: brasão e bandeira que por votação unânime da Câmara Municipal, passou a vigorar doravante como data correta, aquela data. Agora é só aguardar a data de 07/09/2023, para celebração do 1° Centenário”.



Os familiares do Carlos José Cândido, conhecido como Sr. Lota, reuniu através da Secretaria de Cultura, diversos escritos deixados por ele ainda em vida. Nestes escritos, Lota relata sobre sua vida e como foi fundada a Banda Santa Cecília em Rio Paranaíba. O livreto lançado, ainda traz diversas canções de autoria do Sr. Lota.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Valdemir Diógenes fez uso da palavra e destacou a importância das obras literárias para o povo e para história de Rio Paranaíba. Varguinhas também fez uso da tribuna e falou sobre sua quarta obra literária. Já o Sr. José Carlos, o conhecido “Zé do Lota”, atual maestro da banda Santa Cecília, destacou que o livro que foi lançado traz relatos de seu pai e não foi modificada nenhum virgula, pois tentaram manter a forma original que estava escrita.

No término do evento, os dois autores foram homenageados com uma placa e todos tiveram seus livros autografados.  O evento faz parte da 06ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Confira como foi o evento, transmitimos ao vivo.

Atualizada em 27 de agosto de 2017, às 12h06 para acréscimo de informações.

Texto e fotos: Gilberto Martinss


Um site de notícias de Rio Paranaíba e região com precisão e responsabilidade.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *