Polícia Civil indicia homem por agredir, ameaçar e manter companheiro em cárcere privado em Rio Paranaíba Movimento Consciência Negra de Rio Paranaíba é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura Polícia Civil destina bicicletas apreendidas à APAE e reforça compromisso social em Rio Paranaíba Saúde de Rio Paranaíba recebe visita técnica e apresenta nova estrutura hospitalar em construção Homem é baleado durante assalto a estabelecimento comercial em Carmo do Paranaíba Rio Paranaíba vai sediar pela primeira vez etapa do JEMG e inicia preparativos com entrega de kits Alunos da rede municipal de Rio Paranaíba recebem kits completos de uniformes escolares Palestra sobre alimentação em crianças com TEA será realizada no dia 23 de abril em Rio Paranaíba
Sicoob

Copasa reforça orientações sobre uso correto das redes de esgoto diante do aumento das chuvas em Carmo do Paranaíba

LATICINIO
prefeitura
seucarro

O início de ano está sendo bastante chuvoso na região e, com isso, a redação do Paranaíba Agora também entrou em contato com a Copasa afim de obter informações sobre os índices pluviômetros em Carmo do Paranaíba e em Rio Paranaíba. Através de nota, a Companhia informou que, do início de janeiro de 2025 até o momento, foram registraram 288 milímetros de chuvas em Carmo do Paranaíba e 130,4 milímetros em Rio Paranaíba. Considerando os últimos 30 dias, o volume foi de 525 mm em Carmo do Paranaíba e 432,40 mm em Rio Paranaíba.

De acordo com dados históricos da empresa, em Carmo do Paranaíba, no mês de janeiro de 2023, foram registrados 428 milímetros e de 225,7 em 2024. Em Rio Paranaíba, no entanto, os pluviômetros marcaram 288 milímetros em janeiro de 2024. Já o índice mais antigo referente ao município no ano de 2023 é do mês de abril, ocasião em que foram marcados 64,10 mm.

A Copasa esclareceu que, não opera o sistema de drenagem pluvial nas duas cidades, e ressalta que água da chuva e esgoto não devem se misturar e que lixo não deve ser descartado nas redes coletoras. Segundo a empresa, quando a água da chuva é indevidamente canalizada para as redes de esgoto, as tubulações não suportam e são rompidas pela pressão, situação que pode causar vazamentos e refluxos (retorno do esgoto para o interior dos imóveis) e até mesmo o deslocamento das tampas dos PVs (poços de visita – acesso às redes subterrâneas de esgoto) no meio das vias públicas, situação que pode levar a acidentes entre pedestres e motoristas que trafegam pela região.

Agrocarmo
Ivan Madeiras

“Vale ressaltar ainda que nem sempre um imóvel afetado pelo refluxo é o responsável pelo entupimento da rede, no entanto, se o mesmo se encontrar em um nível mais baixo da rua e os canos entupirem, ele é quem será prejudicado, portanto, a ação de um vizinho pode afetar o outro e assim sucessivamente”, destaca a nota.

Quando o uso do sistema de esgotamento sanitário é feito de maneira correta, os efluentes são encaminhados para a ETE, onde recebem tratamento adequado e são devolvidos à natureza sem a prejudicar.

Medidas simples previnem entupimentos das redes, extravasamentos e refluxos:
• Jogar o lixo no lixo, e não no vaso sanitário;
• Canalizar a água da chuva para redes de drenagem pluvial, e não para o esgoto;
• Direcionar restos de comida, óleo e outras gorduras para reciclagem;
• Colocar telinhas nos ralos para evitar a passagem de linhas, fios de cabelo e restos de comida para o esgoto;
• Não violar as tampas dos poços de visita para escoar água da chuva ou lançar lixo.

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.