Historiador de Rio Paranaíba lança portal com acervo digital e disponibiliza obras gratuitamente Homem é preso suspeito de matar vítima com golpes de foice na zona rural de Carmo do Paranaíba Polícia Militar reforça ações durante a safra do café em Rio Paranaíba Foragido da Justiça do Rio de Janeiro é preso durante operação da Polícia Militar Rodoviária em Rio Paranaíba Homem com mandado de prisão é detido após perseguir ex-companheira e resistir à abordagem em Carmo do Paranaíba Homem condenado por roubo é preso durante operação da PM em Rio Paranaíba Um ano após aquisição da área, Prefeitura inicia asfaltamento da avenida principal do novo Parque de Exposições de Rio Paranaíba IBGE abre inscrições para processo seletivo com vaga em Carmo do Paranaíba
Sicoob

Conta de luz fica mais cara a partir desta terça com bandeira vermelha 2; saiba quanto

LATICINIO
prefeitura
seucarro

O consumo de energia elétrica ficará mais caro a partir desta terça-feira (1º/10), com o início da bandeira vermelha 2, o nível mais alto da conta de luz. O aumento previsto nas contas é de 9,85% em comparação aos valores atuais, calcula a Cemig.Uma família que pagou R$ 100 na conta atual, por exemplo, pagará R$ 109,85 na próxima, se mantiver o mesmo consumo.

Isso ocorre porque a bandeira vermelha 2 adiciona R$ 7,87 a cada 100 kWh consumido. É uma alta comparada à bandeira vermelha 1, que vigorou durante setembro e adiciona R$ 4,46 a cada 100 kWh.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido à seca que abate a maior parte do Brasil e diminui o reservatório das usinas hidrelétricas, principal fonte de energia do país. A aposta do governo é que, com o aumento da conta, o consumidor torne-se mais consciente sobre os próprios gastos e os diminua para não pagar caro, assim diminuindo a pressão sobre o sistema nacional.

Agrocarmo
psi
estacao

A bandeira verde, aquela que não gera custos adicionais na conta, estava em vigor desde abril de 2022 e foi interrompida em julho deste ano pela adoção da bandeira amarela. Agora, esta é a primeira vez que a bandeira vermelha 2 é acionada pela Aneel desde agosto de 2021, quando o Brasil viveu uma crise hídrica.

Embora dolorosa para o bolso no curto prazo, a Cemig pondera que a adoção de bandeiras mais altas podem diminuir o reajuste anual da conta de luz em 2025. Isso é possível porque, em períodos secos, como o atual, os custos da companhia aumentam, mas ela não pode repassá-los no mesmo momento ao consumidor, pois os reajustes são realizados ano a ano. Com a bandeira mais alta, esse débito acumulado vai sendo abatido, e, assim, ele chega menor ao próximo ano.

O Tempo

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.