● Prefeito de Rio Paranaíba recebe medalha da Polícia Militar por apoio à corporação ● Etapa Campeões CARPEC 2026 registra recorde de participação com 116 cafés inscritos ● Homem de 60 anos é preso por tráfico de drogas em São Gotardo ● Licenciamento 2026 passa a ser obrigatório para todos os veículos de Minas Gerais a partir de 1/11 ● OAB de Carmo do Paranaíba repudia lista de boicote a comerciantes por posicionamento político ● Comboio com gerador de grandes dimensões provoca lentidão na BR-354 entre Rio Paranaíba e Patos de Minas ● Polícia Civil pede ajuda da população para investigar envenenamento de animais em Rio Paranaíba ● Polícia Civil resgata cachorra em situação grave de maus-tratos no centro de Rio Paranaíba
Sicoob

Câmera instalada em hotel de Rio Paranaíba captura abelha da espécie mamangava

LATICINIO
prefeitura
seucarro

A câmera do Clima Ao Vivo instalada no Dallas Palace Hotel em Rio Paranaíba captou uma abelha de uma espécie um pouco diferente (veja o vídeo abaixo). Segundo o biólogo Willian Lopes, formado pelo campus da Universidade Federal de Viçosa na cidade, possivelmente trata-se uma abelha Mamangava, onde elas costumam ser bem coloridas e voam muito rápido. Ainda segundo profissional, pelo vídeo divulgado não dá para identificar a espécie, mas que certamente é da família Bombinae.

Essa espécie, segundo o site Ecoa, as mamangavas são insetos difíceis de serem predados e, com esses atributos, capazes de se defenderem de inúmeros predadores. Apesar de serem muito temidas com relação ao potencial da ferroada, elas, na verdade, são abelhas solitárias e, de uma forma geral, não são agressivas.

estacao
psi

Essas abelhas, conforme as informações, necessitam de uma grande variedade de flores para conseguirem suprir a dieta. E é no campo da alimentação que elas se destacam, quando o assunto é a agricultura. São excelentes polinizadoras do maracujá, cujas flores apresentam as partes feminina e masculina afastadas e o pólen não consegue ser transportado pelo vento. Assim, apenas insetos grandes, quando buscam o néctar nas flores, são capazes de “sujar os pelos” de pólen e transferi-los para as partes femininas das plantas e, assim, contribuir com o processo reprodutivo.

Texto: Paranaíba Agora

COMPARTILHAR:

Goldnet
Escrito por

Redação Paranaíba Agora

O portal Paranaíba Agora completa oito anos levando informação com responsabilidade e credibilidade para todo Alto Paranaíba.