Uma colação de grau que ficará marcada para sempre na história do campus da UFV em Rio Paranaíba. Foi assim a formatura de pouco mais de 100 formandos realizada na última quinta-feira (01) no pátio do prédio de Laboratórios de Ensino (LAE) após dois anos e meios sem a realização da cerimônia devido à pandemia da covid-19.
Para a realização da colação dentro do campus, segundo o professor Renato Ruas, em conversa com a redação do Paranaíba Agora para o podcast Paranaíba News, foi feito todo um estudo da meteorologia, espaço e comodidade dos participantes. Renato explica que essa é a primeira vez que a cerimônia foi realizada dentro da instituição, se tornando realidade para todos servidores da UFV.
Além da emoção de voltar a realizar eventos com a presença do público dentro do campus, existia também a alegria de entregar novos profissionais ao mercado de trabalho com uma das melhores formações do país. O evento reuniu diversas autoridades do município e da própria UFV, como o reitor Demétrius David e a vice-reitora, Rejane Nascente.

A cerimônia de formatura também foi marcada por diversas homenagens para os alunos com maiores coeficientes de rendimento acumulado em seus cursos; para os pais dos formandos; para todos os professores e os técnicos, representados pela servidores Kerly Cristina
Durante sua mensagem, reitor Demétrius relembrou que devido a pandemia da covid-19, a UFV realizou suas cerimônias de colação de grau de forma remota e que se esforçou ao máximo para que as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e administrativas acontecesse da melhor forma possível.

O reitor destacou ainda sua imensa alegria e emoção em presidir a sessão solene de colação de grau no campus de Rio Paranaíba, em que os formandos encerraram uma trajetória para iniciar outras. “Esta é a lógica na qual está inserida a vida de todos nós. Somos levados a concluir para recomeçar, pois o viver é marcado por desafios, mudanças e constantes alterações de rumo”. E afirmou: “para a UFV, esta colação é a reafirmação do compromisso fundamental com a formação de capital humano, intelectual e moral – compromisso que a sociedade brasileira delegou à nossa instituição”. O reitor lembrou aos formandos que o vínculo com a UFV não se extingue com a colação de grau. “Tenham certeza de que a UFV precisa de vocês, pois são as suas ações e trajetórias que permitirão a defesa da universidade pública”.
Confira a entrevista cedida ao Paranaíba Agora com exclusividade, pelo professor Renato Ruas – diretor do campus de Rio Paranaíba.
https://youtu.be/873hfxefQv0









