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Alunos de Rio Paranaíba conquistam três medalhas na olimpíada brasileira de matemática

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As escolas públicas em todo país realizam desde 2005, a olimpíada brasileira de matemática. O projeto que tem como objetivo o estímulo do estudo da matemática para revelar talentos em todo país, conta com a participação de mais de 19,5 milhões de alunos, resultando na maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Neste ano, alunos da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura conseguiram trazer para Rio Paranaíba um medalha de ouro, duas medalhas de bronze e dez certificados de menção honrosa. A lista de ganhadores das medalhas foi divulgada na quarta-feira (30), pela OBMEP em seu site oficial.

Abaixo, confira a lista dos participantes de Rio Paranaíba que ganhadores as medalhas e os certificados de menção honrosa:

Medalhas de Ouro – Nível 1

Mateus Mundstock Mendes de Carvalho

Medalha de bronze – Nível 1

Marco Antônio Silva Martins

 Medalha de bronze – Nível 3

Verônica Ketley Silva

Certificado de Menção Honrosa – Nível 2

Alexsania Abadia Rocha Reis

Gabriela Batista Tafuri



Gabriela Mariano Vinhal

Manoella Silva Gontijo

Certificado de Menção Honrosa – Nível 3

Ângelo Artur de Souza

Gabriela Mendes Rocha

Lara Souza Freitas

Lucas José de Lima

Luíza Souza Santos Pires

Matheus Augusto Martins de Souza

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Na primeira da fase do projeto, 17.839.424 alunos de 47.474 participaram em 2016.

A olimpíada conta com a participação dos alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras e a inscrições somente é realizada pelas escolas que indicam quantos alunos irão participara da primeira fase.

Os estudantes que podem participar são divididos em três níveis: o primeiro nível para os alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental; o segundo nível com alunos do 8° ao 9° ano do ensino fundamental e o terceiro nível que é para os estudantes do ensino médio.

Esses estudantes primeiro passam pela primeira fase que é a aplicação da prova objetiva com 20 questões nas escolas inscritas. Após isso, passam para a segunda fase que é a prova discursiva contendo entre seis a oito questões, aplicadas em centros de aplicação indicados pela própria OBMEP.

Dessa fase, no entanto, somente 5% dos alunos de cada nível participam, pois são selecionados os que obtiveram melhores pontuações.

Texto: Gilberto Martins

 


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